quinta-feira, 30 de julho de 2015

Banco Central aumenta taxa básica de juros para 14,25% a.a., em 7ª alta seguida

Copom anunciou aumento de 0,5 ponto percentual pensando em colocar a inflação na meta (4,5%) já em 2016.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic), de 13,75% ao ano para 14,25%. A decisão foi anunciada na noite desta quarta-feira (29).

Esta é a sétima elevação consecutiva dos juros básicos da economia. A atual taxa é a maior desde agosto de 2006, quando a Selic estava em 14,75% ao ano.

Em sua nota para divulgar a decisão, o Copom defendeu o aumento da Selic para conter a inflação: "Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 14,25% a.a., sem viés.

O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim, Otávio Ribeiro Damaso e Sidnei Corrêa Marques."

A maioria dos economistas do mercado financeiro ouvidos semanalmente na pesquisa Focus do Banco Central previa uma nova alta de 0,50 ponto percentual, mas uma queda para 14,25% no fim deste ano.
 
 
Objetivo é controle da inflação
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário