Compartilhamento:

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Navio-Escola “Brasil” atraca no porto de Natal e será aberto à visitação pública

No dia 31 de julho, o Navio-Escola “Brasil” atracará no porto Natal, às 8h, cumprindo o roteiro da 29ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). Nos dias 1º e 2 de agosto, entre 14h e 17h, será aberto à visitação pública. 
Anualmente, o Navio realiza a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) com os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos Guardas-Marinha na Escola Naval durante o Ciclo Escolar; de aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil; e de representar o País e a Marinha nos diversos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços com nações amigas. 
Durante a viagem, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação dos Guardas-Marinha à vida de bordo. A 29ª VIGM será realizada no período de 26 de julho a 20 de dezembro de 2015 e, em seu roteiro, estão previstos 18 portos em 15 países. 
Ao término da viagem, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o País, de acordo com os seus respectivos Corpo e Habilitação. Aqueles pertencentes ao Corpo da Armada embarcarão nos navios da Marinha; os integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais serão designados para os diversos Batalhões e Companhias Independentes; e os componentes do Corpo de Intendentes da Marinha poderão servir a bordo dos navios ou em Organizações Militares em terra.
 
O Navio 
O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido para o Setor Operativo. 
O Navio tem sido mantido atualizado ao longo dos anos, estando equipado com modernos sistemas, a maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), importante recurso instrucional de Operações Navais para os Guardas-Marinha; o Centro de Integração de Sensores para Navegação Eletrônica (CISNE); o Sistema de Controle de Avarias (SCAv); e o Sistema de Controle e Monitoramento da Propulsão (SCMP). 
O atual Comandante do Navio é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antonio Carlos Cambra, que assumiu o cargo em 16 de janeiro de 2015. A tripulação é composta por 33 Oficiais, 222 Praças e 3 Servidores Civis da Marinha do Brasil. Desde o dia 20 de julho, o Navio passou a contar com mais 182 Guardas-Marinha (todos oriundos da Escola Naval), 2 Oficiais do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), além de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional e de Marinhas Amigas. 

A Marinha adverte que, devido às características e limitações do local e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário