Compartilhamento:

domingo, 18 de outubro de 2015

Veja dicas sobre a prova de Humanas do Enem e foque seus estudos na reta final

Lembrando que na próxima sexta (23), o R7 transmite aulão de revisão para o exame, às 9h.
Enem acontece nos próximas dias 24 e 25 de outubroReprodução Fotos Públicas

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Para contribuir, o R7 identificou alguns temas prováveis de cair na prova de ciências humanas e tecnologias.

De acordo com o editor especialista de ciências humanas do Sistema COC de Ensino, Fábio Romano, assuntos como história contemporânea – de República Velha até os dias atuais -, os refugiados, temas filosóficos ligados à ética e à política, fusos horários, diversidade racial e social, entre outros são as possíveis principais questões do Enem.

- História

O professor afirma que as principais questões da prova são ligadas à contemporaneidade da disciplina. Romano diz que questões sobre a 2° Guerra, o holocausto e a perseguição aos judeus pelos nazistas, as bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki podem cair com peso no exame.

Outras questões ligadas à redemocratização no Brasil também podem cair, uma vez que neste ano completamos 30 após o grande feito político. O docente acrescenta que nas últimas três provas do Enem, os temas sobre coronelismo, políticas de governadores caíram na prova – todas ligadas ao Brasil República.

- Geografia

Romano inicia o tema lembrando que a prova do Enem é interdisciplinar, ou seja, todas as áreas conversam entre si. Ele atenta os temas como o aumento do terrorismo praticado pelo Estado Islâmico, novamente as questões dos refugiados, principalmente na Europa. Assuntos da geografia física: fuso horário, relevo e clima são temas de questões que devem cair também.

- Sociologia

A prova de sociologia se concentra, principalmente, em questões temáticas e, não sobre autores clássicos da disciplina. Romano afirma que temas como as problemáticas brasileiras – etnia, raça, diversidade social e afro descendência são possíveis de cair no Enem.

O professor atenta sobre o negro no País. Como era no tempo da escravidão, da abolição da escravatura, a resistência de movimentos ao longo do tempo pós-escravidão são factíveis de cair no exame.

- Filosofia

Questões referentes a dois grandes temas da disciplina: política e ética. Romano afirma que nos últimos exames o tema foi bem cobrado. Ele alerta que grandes filósofos também são um tema, como a ética aristotélica, por exemplo. Reforçando a ideia de que a prova é interdisciplinar, o docente acrescenta que envolve questões de outros temas, principalmente, o caso de corrupção no Brasil.

Lembrando que na próxima sexta-feira (23), véspera do exame, o QG do Enem irá realizar um aulão, ao vivo, com duração de seis horas de revisão para a prova. A super aula começa exatamente com uma aula de redação e atualidades para o Enem, a partir das 9h, aqui no Portal R7.

FONTE: R7 NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário