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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Lojistas apostam no Black Friday para elevar vendas

Com descontos médios de 50%, o dia de preços baixos conhecido como Black Friday promete antecipar as compras do final do ano e movimentar os shoppings e comércio de rua de Natal. A data que até 2013 era restrita ao e-commerce ganhou as lojas físicas e já é considerada pelo segmento como uma das apostas para recuperação do setor. A expectativa de boas vendas é tanta que levou muitos estabelecimentos a estender as promoções até domingo, uma versão “Black weekend” para liquidar estoques e atrair o consumidor que anda cauteloso na hora de comprar. 

Júnior SantosConsumidores fazem fila em supermercado para aproveitar promoção de eletrodomésticos

Da roupa aos acessórios e eletroeletrônicos é possível encontrar descontos que vão de 20 a 70%. O valor não é tabelado, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Natal, Augusto Vaz, e fica a critério do lojista selecionar os produtos e baixar os preços. O Procon estadual estará orientando consumidores e lojistas, além de fiscalizar e autuar práticas abusivas. “Isso faz da Black Friday um momento importante para aquecer o comércio que enfrenta retração do consumo com a oferta de bons descontos. Atrai as compras de dezembro para este mê”, avalia o presidente da CDL-Natal, Augusto Vaz. 

A antecipação, segundo ele, acaba tendo saldo positivo visto que a projeção da Câmara de Dirigentes Lojista de Natal é de queda de 3% nas vendas de fim de ano, em relação ao mesmo período de 2014. “Não dá para salvar o ano, mas ajuda a impulsionar as vendas, dar um fôlego extra para o comércio”, diz ele.

O gerente comercial da Ibyte, Saulo Azevedo, é mais otimista: “esperamos um crescimento de 80% nas vendas deste mês com as promoções da Black Friday, de hoje a domingo”, explica. Segundo ele, esta semana o movimento foi atipicamente mais baixo devido a espera pelo período de descontos. No ano passado, em apenas uma loja o faturamento chegou a R$ 300 mil em três dias.

Eletrônicos deverão ter um atrativo a mais. Com a proximidade do fim do subsídio fiscal do Pis/Pasep e Confins sobre produtos eletrônicos, a troca de smartphones, tablets, TVs e notebooks que costuma ocorrer no final do ano deverá ter um incremento em novembro. “Isso implica aumento de 10% no preço dos produtos”, explica o diretor comercial da Miranda Computação, Paulo Miranda. A partir do dia 1º de dezembro o imposto voltará a ser cobrado.

A proprietária da loja PUC de roupas infantil Luiana Cunha, espera aumentar o fluxo de clientes na loja. “Conseguimos movimentar as vendas não apenas de itens em promoções, mas em peças que não estão com descontos”, observa.

Interessados em adquiris aparelhos eletrônicos, roupas e calçados, o advogado Jaerton Leite, de 32 anos, se antecipou nas pesquisas de preço e pretende voltar hoje para conseguir os melhores preços. “Sempre aproveito, mas é preciso esta atento pois nem todas as lojas cumprem o que prometem e nem sempre o preço ofertado está mesmo em promoção”, afirma.

O sentimento de desconfiança é partilhado pela estudante de fonoaudiologia, Nathalie Magalhães, de 29 anos, que destaca que é preciso pesquisar antes de levar o produto para casa. “Em tempos de crise, descontos são ainda mais bem vindos, mas é preciso estar atento”, afirma.

Procon-RN fiscalizará descontos
Elevação de preços seguida por promoções, peças das chamadas “ponta de estoque” remarcadas levaram consumidores, como o empresário Carlos Ludwing, à descrença no Black Friday. Práticas como estas, além de casos de limite de produtos por compra ou venda casada serão fiscalizadas pelo Procon Estadual hoje, inclusive no comércio de rua da capital. O diretor do Procon-RN, Ney Lopes Jr., explica que a ação será para orientar os consumidores e comerciantes sobre direitos e deveres dos consumidor, além de fiscalizar e autuar práticas abusivas. Até ontem, o Procon havia registrado uma denúncia de limitação de quantidade de venda ocorrida nm supermercado. “Eles estavam limitando a venda de destilado a três caixas por pessoa o que não pode e foi autuado”, disse.

O Procon Natal orienta os consumidores a tomarem certos cuidados ao realizar uma compra, especialmente pela internet. Segundo o diretor geral, Kleber Fernandes, “acontece muito de o consumidor fazer uma compra pela internet e não saber sequer onde a empresa está sediada. Orientamos a observar a existência de dados como o CNPJ da empresa ou o CPF do vendedor, telefone, e-mail ou alguma forma de entrar em contato caso haja alguma insatisfação. Toda compra feita fora de um estabelecimento físico, quando o consumidor não consegue manusear o produto, pode ser ressarcida pelo direito de arrependimento no prazo de sete dias”. As denúncias podem ser feitas rua Seridó 355 - Petrópolis), por telefone (3232 9050/3232-9052) ou (procon.natal@natal.rn.gov.br).

O que diz o código
Quantidade
“O CDC estabelece que o consumidor poderá levar quantas unidades desejar, esteja em vitrine ou em estoque”.

Troca 
“Os estabelecimentos são obrigados a trocar apenas produtos com defeito. Se optar por em fazer troca por outros motivos, deverá receber tantos os produtos que estão como os que não estão em liquidação”.
Fonte: Tribuna do Norte

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