Compartilhamento:

sábado, 5 de dezembro de 2015

TARGINO ESTÁ ELEITO NOVO PROCURADOR CORREGEDOR GERAL DO ESTADO E ASSUMIRÁ CARGO PERANTE CONSELHO SUPERIOR

Nesta quarta-feira, dia 09, às 17 horas, no edifício sede da Procuradoria Geral do Estado, o Procurador Adalberto Targino, após consagradora eleição com a participação de todos os procuradores e a ratificação unânime do Egrégio Conselho Superior da PGE-RN (órgão máximo de deliberação coletiva) e nomeação pelo Governador do Estado, será empossado solenemente no cargo de Procurador Corregedor-Geral do Estado, único cargo eletivo de Administração Superior do Poder Executivo do RN. Como suplente eleito na chapa tomará posse no mesmo evento o Procurador José Duarte Santana.

Adalberto Targino, que conta com 22 anos de exercício no cargo de procurador do estado e já exerceu quase todos os cargos da Procuradoria Geral, já foi eleito em datas diferentes três vezes para o cargo de Corregedor Geral. Foi, ainda, jornalista (articulista e cronista) de diversos jornais do RN, PB e RJ, bem como Promotor de Justiça, Juiz de Direito Substituto, Secretário de Estado, Professor Universitário de Direito e Presidente da Associação dos Procuradores do Estado. É poeta e presidente da Academia de Letras Jurídicas do RN, com assento no Instituto Histórico e Geográfico/RN, União Brasileira de Escritores e Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.

A posse solene, por exigência legal, será perante o Egrégio Conselho Superior da PGE, com discurso de despedida do atual Corregedor Geral Luiz Antonio Marinho da Silva (também ex-Consultor Geral do Estado) e alocução de agradecimento do sucessor Adalberto Targino, sob a presidência do Procurador-Geral Wilkie Rebouças.

BASTIDORES
Os comentários de bastidores são de aplausos e reconhecimento pela atuação legalista, mas serena e preventiva de marinho, que exerceu com tranqüilidade a importante e complexa missão de fiscalizar e orientar ética e juridicamente os Procuradores do Estado, Assessores Jurídicos das Secretarias de Estado, Fundações Públicas, Autarquias e Empresas Públicas em todo território potiguar.

De igual modo, expressam confiança na plataforma de gestão de Targino, “gestor experiente, conciliador, culto e abnegado”. “ambos se afinam pelo equilibrio, simplicidade, capacidade moral, intelectual e imparcialidade”, afirmou o advogado Geraldo Magalhães. No que foi redargüido pelo jurista e veterano Procurador Paulo Lopo Saraiva “porém, ambos são firmes e igualmente dignos e preparados para o exercício de qualquer cargo público”, destacou.

MODELO PARA O BRASIL
Por fim, o Corregedor Suplente, Procurador José Duarte Santana, declarou: “O RN, exportador de juristas, agora exportará para todos os demais estados brasileiros a forma e modelo vanguardista e democrática de escolha de Procurador Corregedor-Geral/RN através do voto livre e secreto, diferente das outras unidades federativas, que ainda perdura a modalidade arcaica, subserviente e ditatorial da “confiança” ou indicação política de cargo comissionado”

Jornalista Katia Leite
(Responsável pela matéria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário