![]() |
| Vitor Carvalho e Gabriela Sales representam o RN no Laureate Culinary Cup, em São Paulo. Foto: cedida |
Arte, criatividade, pesquisa e ‘aquele’ tempero de dois jovens chefs natalenses serão postos à prova no Laureate Culinary Cup 2016, competição culinária de alcance internacional promovida pela instituição de ensino superior Laureate.
Vitor de Carvalho e Gabriela Sales, respectivamente estudante e concluinte do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar, representam o RN na etapa nacional da competição, que acontece dias 10 e 11, em São Paulo. Se vencerem, levarão o nome do Brasil à etapa mundial, realizada em maio na Universidad Interamericana de Panama, no Panamá.
Gabi Sales e Vitor Carvalho desenvolveram um cardápio completo (com entrada, prato principal e sobremesa) que procura traduzir, de forma criativa, a cultura culinária de todas as regiões. A representação da dupla partiu da Semana de Arte Moderna de 1922 e dialogou com outros movimentos. Um verdadeiro passeio antropofágico, que inclui o movimento modernista e regionalismo Armorial.
Nessa viagem, Gabriela e Vitor homenageiam nomes representativos como a artista plástica Tarsila do Amaral e o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, passando ainda pelo modernismo potiguar, com o poeta Jorge Fernandes, e o compositor erudito brasileiro Heitor Villa-Lobos.
“O movimento modernista foi quem primeiro fez esse questionamento. Hoje usamos muito de fora, mas cadê a nossa brasilidade?’ As nossas preparações e o trabalho teórico vêm dar uma margeada nisso tudo. Mostrando que o Movimento Modernista foi importante e, a partir daí, começou-se questionar a nossa produção e se propor a mostrar para população o que o Brasil tem para oferecer”, definiu Gabriela, concluinte do Curso.
“Desenvolvemos preparações que se comunicassem com todas regiões, Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste. Elas são produzidas à luz da nossa região, que é o Nordeste. Por exemplo, a nossa sobremesa tem forte característica nordestina, mas a calda tem ingredientes amazônicos”, detalhou o estudante da 3ª série, Vitor de Carvalho.
REGRAS
No Culinary Cup serão avaliados também questões de segurança alimentar, técnicas, disciplina, postura, fichas técnicas e trabalho escrito. “Com isso, a gente também dialoga com o momento atual da gastronomia, onde tantos chefs que nós admiramos tem voltado para nossos produtos e, com a técnica correta, extraindo o melhor sabor“, disse Vitor.
“Claro que queremos ganhar a competição, mas também uma oportunidade de conhecer o que as pessoas estão fazendo em outros locais. Acho também que é uma maneira de representar a bandeira do RN, porque se nós ganharmos, é o RN quem está ganhando”, disse Gabriela.
Fonte: Assessoria UnP


Nenhum comentário:
Postar um comentário