A Paróquia de Santa Rita de Cássia, divulgou no último sábado (30) a programação oficial da festa da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia. Os festejos terão início na sexta-feira, dia 13 de maio, com uma vasta programação religiosa que terá diversos momentos de orações e também uma parte social que chama atenção com eventos que pretendem atrair a participação da população.
Na parte religiosa se destaca as tradicionais novenas todas às noites, ofício de nossa senhora e missa pela manhã, terço de Santa Rita ao meio-dia, missas e procissões durante os 10 dias de festa. Na parte social haverá quermesse todas as noites, leilão dia 22, missa dos vaqueiros, seguida de cavalgada, no dia 15, forró dos idosos e ações de cidadania, no dia 16, Noite Cultural e Escolha da Melhor Voz Estudantil, no dia 18.
Além desses eventos, a parte social da festa terá novidades para os fiéis. De 14 a 22 de maio acontecerá a Expo Santa Rita, evento realizado em parceria com a Casa de Cultura e o retorno da Feirinha de Santa Rita que acontecerá no sábado, dia 14 de maio.
Uma informação nada positiva foi confirmada no final da semana passada. Após dois anos, o Governo do Estado, responsável pela realização do evento, através da Fundação José Augusto, não irá patrocinar o espetáculo “Rita, Senhora dos Impossíveis”, evento que emocionou os fiéis e visitantes nas últimas festas, mas que neste ano não será apresentado.
De acordo com o pároco de Santa Rita de Cássia, Pe. Vicente Fernandes, a programação está sendo desenvolvida com muito cuidado para envolver fiéis e turistas durante os festejos. “O planejamento começou desde que cheguei e tudo está sendo feito para que todos sintam-se bem acolhidos e que haja um bom envolvimento da comunidade e visitantes”, destacou Pe. Vicente.
Antes da abertura oficial da festa, a paróquia de Santa Rita de Cássia está promovendo eventos que estimulam a divulgação da festa. É o caso do tradicional jantar dos santa-cruzenses ausentes que aconteceu sábado em Natal e a peregrinação dos quadros de Santa Rita de Cássia. A peregrinação começou no domingo de Páscoa, dia 24, com o objetivo de evangelizar cerca de três mil famílias de Santa Cruz durante as novenas que são realizadas diariamente.
Este ano, a festa promete ser a maior da história, consequencia da inauguração do Alto de Santa Rita de Cássia, que no ano passado ainda não havia acontecido.
Além de ter como principal objetivo evangelizar os fiéis, com os recursos oriundos da festa deste ano, a Paróquia espera construir a casa paroquial que será localizada em parte do terreno onde hoje funciona a escola CREART.
Fonte: Rádio Santa Cruz AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário