Compartilhamento:

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Presos ordenavam mortes, tráfico e explosão a caixas no RN, diz polícia

Operação Nocaute foi realizada nesta quarta na Cadeia Pública de Caraúbas.
Apontados como líderes, cinco detentos foram identificados e transferidos.
Além da transferência dos presos, revista acabou com a apreensão de 48 aparelhos celulares, 30 facas artesanais, drogas e baldes com bebida destilada (Foto: Divulgação/Sejuc)

Cinco presos, apontados pela polícia como líderes de uma facção criminosa, foram transferidos da Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste potiguar, para outras unidades penitenciárias do estado. Segundo o delegado Erick Gomes, os presos ordenavam assassinatos, assaltos a estabelecimentos comerciais, explosões a caixas eletrônicos e comandavam um esquema de tráfico de drogas de dentro da prisão. "Tudo por meio do uso de telefones celulares, principalmente via aplicativos de redes sociais, como o WhatsApp".

As transferências, ainda de acordo com o delegado, são resultado da operação denominada 'Nocaute', realizada no início da manhã desta quarta-feira (25) dentro da cadeia. Buscas nas celas da unidade apreenderam 48 aparelhos celulares, 30 facas artesanais e pequenas porções de drogas, além de acessórios, como carregadores e fones de ouvido.

As revistas foram realizadas por agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), policiais militares e policiais civis.

“Os telefones e o conteúdo de mensagens passarão por uma perícia e serão analisados. Isso é uma outra fase da operação, que agora entra numa fase de investigação mais aprofundada”, acrescentou o delegado.

Ainda de acordo com Erick Gomes, os presos apontados como líderes da facção foram identificados como Francisco Evanaldo Gomes da Silva, també, chamado de 'Bode', Ilzimar Igídio de Souza, o 'Pio', Acleilso Melquíades de Oliveira, o 'Paulista', José Fernandes da Silva, o 'Dedé do Fogo', e Régis Wagner Alves de Lima, apelidado de 'Boy Regí'.

Por questão de segurança, o destino dos presos transferidos não foi revelado.

Secretário de Justiça do RN, Wallber Virgolino revelou que as revistas no presídio começaram ainda na tarde desta terça (24). Na ocasião, cinco telefones foram encontrados. “Todos serão repassados à Polícia Civil, que analisará os telefones no sentido de subsidiar as investigações”, disse ao G1.
Buscas dentro das celas foram iniciadas ainda na tarde desta terça-feira (24) (Foto: G1/RN)

Não é de hoje que a polícia investiga a atuação do crime organizado a partir de dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte. De 2014 para cá, três grandes operações foram realizadas com a missão de desarticular a atuação das facções. 

Operação Alcateia
Dez presos foram levados do RN para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia, no dia 15 de março deste ano. O Ministério Público explicou que as transferências ocorreram em razão das investigações da Operação Alcateia, realizada no dia 4 de fevereiro e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias.

O isolamento dessas lideranças, ainda de acordo com o MP, foi "uma ação de exemplaridade penal e, portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo”.

Operação Alcatraz
No dia 2 de dezembro de 2014, numa operação semelhante, o MP também realizou uma investigação para desarticular facções que vinham agindo dentro e fora dos presídios do estado. Denominada Alcatraz (uma alusão ao nome da penitenciária americana instalada na ilha de Alcatraz, que no início do século XX recebia os chamados chefões do crime organizado), a operação cumpriu 320 mandados, sendo 223 mandados de prisão e 97 mandados de busca e apreensão.

Dos 223 mandados de prisão, 154 foram para investigados já presos, integrantes de duas organizações criminosas. Além do Rio Grande do Norte, as ordens judiciais foram cumpridas também em São Paulo, Paraná e Paraíba.

No RN, os mandados foram cumpridos em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos, Caicó, Assu, Parelhas, Lajes, Jucurutu, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, São Vicente, Acari, Cruzeta e Santa Cruz.
Favela do Mosquito, que fica no bairro das Quintas,
foi o principal alvo da Operação Citronela
(Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

Operação Citronela
Já a operação Citronela, aconteceu em setembro de 2015. Na ocasião, o MPdesarticulou uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro em Natal. Cerca de 200 policiais participaram da ação e deram cumprimento a 23 mandados de busca e apreensão - a maioria nas imediações da ponte de Igapó.

Joel Rodrigues da Silva, mais conhecido como Joel do Mosquito, foi preso apontado como líder da organização criminosa. Ainda segundo o MP, ele atuava há vários anos na comunidade conhecida como Favela do Mosquito, que fica no bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital.
Joel Rodrigues da Silva, o Joel do Mosquito
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

No dia 10 de outubro, Joel do Mosquito foi encontrado morto dentro da Cadeia Pública de Natal. Quando o corpo de Joel foi encontrado estava com um lençol amarrado no pescoço e dependurado nas grades de um portão que dá acesso ao primeiro andar do presídio.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o comando do tráfico de drogas na Favela do Mosquito deu a Joel um patrimônio composto por automóveis de luxo, apartamentos, terrenos em praias, uma empreiteira e duas clínicas de estética no Rio Grande do Norte. A lista dos bens está na denúncia feita pelo MP. O patrimônio, segundo o órgão ministerial, soma R$ 2 milhões.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário