Compartilhamento:

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PESQUISA DE REJUVENESCIMENTO COM CÉLULAS TRONCO TERÁ NOVA FASE EM NATAL

O projeto de pesquisa do cirurgião plástico natalense Dr. Charles Sá em relação a aplicação de células tronco em pacientes em tratamento de rejuvenescimento facial terá uma nova fase em Natal nos próximos dias 22 e 23 de junho na clínica Performa, na qual o cirurgião é diretor. A pesquisa intitulada "Alterações cutâneas em face humana pós tratamento com uso de células mesenquimais (tronco) do tecido adiposo" é pioneira no mundo e teve sua primeira fase em 2012 em Natal com 20 pacientes na faixa etária de 45 a 65 anos.

"Diferente da primeira fase vamos avaliar a ação das células tronco pós armazenamento na pele dos pacientes. A segunda fase da pesquisa vai avaliar o efeito de rejuvenescimento da pele humana através de testes clínicos”, destaca dr. Charles Sá. 

Os pacientes receberão a nova aplicação de células tronco para avaliar a elasticidade cutânea. Os resultados positivos devem ser confirmados até o fim do ano. Com 20 anos de atuação em cirurgias plásticas, o médico é referência no Brasil na aplicação de células tronco em tratamentos de rejuvenescimento e foi eleito recentemente chefe da seção de células tronco da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) para o biênio 2016 - 2017.

A pesquisa tem base científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Verona. Dr. Charles Sá tem pesquisas publicadas com células tronco nos Estados Unidos e em países da Europa. Estudos apontam que as células tronco se constituem em uma fonte natural de reparação de qualquer tecido do corpo humano e possuem potencial para aumentar a eficácia da lipoenxertia (técnica que consiste em utilizar a gordura excedente de uma região, para restaurar outras áreas do corpo). O uso das células tronco na medicina brasileira pode alterar o conceito de transplante nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário