Compartilhamento:

sábado, 18 de junho de 2016

SAIBA COMO ANDA AS NEGOCIAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DO HUB DA LATAM: RN terá nova reunião com diretoria da TAM sobre HUB

O governo do Rio Grande do Norte voltará a se reunir no próximo dia 28 com a diretoria da Latam para tratar sobre o hub que a companhia pretende construir no Nordeste. O encontro será em São Paulo. A informação foi confirmada pelo secretário de Turismo do Estado, Ruy Gaspar, responsável pela organização da força-tarefa potiguar que trabalha na atração do investimento. Também concorrem ao hub as capitais do Ceará e de Pernambuco.O encontro pode ser um dos últimos antes do anúncio da decisão empresarial. Isso porque a companhia permanece afirmando a possibilidade de fazê-lo ainda no primeiro semestre do ano, que se encerra no dia 30. "A Latam Airlines Brasil continua avaliando todas as condições para a definição da capital que abrigará o hub no Nordeste. Esta decisão poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016", limitou-se a dizer a empresa, em nota, sem responder outros questionamentos.

Quando começou a concorrência pelo investimento, em 2015, a Latam declarou que anunciaria a cidade-sede do centro de conexões de voos no final do ano passado. Prazo que foi adiado em dezembro. 

Ruy Gaspar acredita que a decisão da Latam ainda não vai ser confirmada na próxima reunião. Entretanto disse estar confiante de que o RN vai sediar o hub e que o estado está à frente na disputa. “No convite eles disseram que as negociações com a Inframérica estavam bem adiantadas. A reunião será para ajustar alguns pontos. Acredito que isso é positivo”, afirmou por telefone. Ruy está de férias fora do Brasil, mas retorna ao trabalho na data da reunião. Ele reforçou que o estado está cumprindo todas as demandas da companhia. 

A Inframérica, que administra o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, informou por meio de sua assessoria que mantém constantes diálogos com a Latam, mas disse que não poderia revelar o conteúdo dessas conversas.

O governo do estado deverá apresentar à Latam, no dia 28, o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do RN garantindo isenção total de ICMS para empresas aéreas com interesse em se instalar no estado. Pelo projeto, as empresas são obrigadas a manter dez voos internacionais – o que atinge em cheio os objetivos empresariais do grupo, uma vez que o hub seria internacional, ligando o Brasil a outros continentes. 
O projeto do Aero-RN, como é conhecido o programa de incentivo à aviação civil no estado, foi criado no ano passado, por força de lei, mas deve passar por mudanças, com acréscimo de incentivos. Nesta semana, o texto enviado pelo Executivo terminou sua circulação pelas comissões do Legislativo, confirmou a Assembleia, e deve ser colocado em votação no plenário, pelos deputados estaduais, até a próxima semana. O governo, portanto, poderá chegar em São Paulo na terça-feira (28) com a lei sancionada pelo governador Robinson Faria (PSD).

Incentivo justificável:
Para o governo os incentivos concedidos à empresa são válidos por causa das vantagens trazidas por sua instalação aqui. São investimentos da ordem de R$ 524,4 milhões na fase de construção, de acordo com estimativas da consultoria Oxford Economics, contratada pela Latam no ano passado para avaliar os três terminais, e suas respectivas cidades, concorrentes. Além disso, o hub causaria um impacto superior a 7% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, e gerar 24,1 mil empregos nos cinco primeiros anos de operação. 

A Latam Airlines Brasil continua avaliando todas as condições para a definição da capital que abrigará o hub no Nordeste. Esta decisão poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016”.

Fonte: novojornal.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário