Compartilhamento:

quinta-feira, 16 de junho de 2016

São João do Recife homenageia Santanna o Candador e Dona Glorinha do Coco

Cantador nasceu em Juazeiro do Norte (CE) e é de família de artistas.
Mestra de coco, Dona Glorinha foi finalista do Prêmio da Música Brasileira.
Santanna e Dona Glorinha são homenageados do São João do Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Santanna, o Cantador, e Dona Glorinha do Coco são os dois homenageados do São João do Recife deste ano, que promete trazer mais uma vez mistura de ritmos, oferecendo opções de arrasta-pé na cidade. Os dois artistas representam o forró e o coco, que embalam festas juninas de todo o Nordeste.

Nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, Santanna veio de uma família de artistas, tendo sido influenciado na infância pelo aboio do vaqueiro nordestino, pelo canto das lavadeiras e rezadeiras, além dos violeiros e emboladores. Uma de suas principais referências é a obra de Luiz Gonzaga, a quem conheceu pessoalmente aos 24 anos, tendo participado de vários shows do Rei do Baião. Cantor profissional desde 1992, Santassa é conhecido por músicas como "Ana Maria".

Mestra de coco e viúva de pescador, Maria da Glória Braz de Almeida, ou Dona Glorinha do Coco, tem 81 anos de idade e foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, nas categorias melhor álbum regional (produzido por Isa Melo) e melhor cantora regional, através de seu primeiro CD, intitulado Dona Glorinha do Coco, no ano passado.

A mestra organiza durante o dia de São João, várias sambadas animadas e prestigiada por toda a população, promovendo lazer cultural para aqueles que buscam programação alternativa e descentralizada durante as festas juninas. Dona Glorinha participou do premiado documentário de Mariana Fortes “O Coco, A Roda, O Pneu e o Farol” (2007).

Fonte: G1 Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário