Blog do Robson

WTW INTENT CABEADA

Image and video hosting by TinyPic

Compartilhamento:

domingo, 25 de dezembro de 2016

Mensagem de Natal: Papa Francisco pede Paz, fim das guerras e compaixão pelas crianças abandonadas

Do G1:

Em mensagem de Natal, papa pede paz ante guerra e terrorismo

O papa Francisco desejou paz neste Natal para os que sofrem com as guerras e para aqueles que perderam pessoas amadas para o terrorismo que, segundo ele, leva “o medo e a morte” para muitas cidades e países.

“É tempo de as armas se calarem definitivamente e de a comunidade internacional se aplicar ativamente para alcançar uma solução negociada” na Síria, declarou em sua tradicional mensagem de Natal “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”).

Sobre o conflito na Síria, que já dura cinco anos, e onde o regime apoiado pela Rússia acaba de recuperar o controle de Alepo, “muito sangue foi derramado”, afirmou o pontífice.

“Sobretudo na cidade de Alepo, palco nas últimas semanas de uma das batalhas mais atrozes, é mais do que nunca urgente que a ajuda e reconforto sejam garantidas à população civil, no fim de suas forças, em respeito ao direito humanitário”, afirmou.

“Que israelenses e palestinos tenham coragem e a determinação de escrever uma nova página da história, onde o ódio e a vingança deem lugar à vontade de construir juntos um futuro de compreensão recíproca e de harmonia”, acrescentou.

Paz

O papa Francisco também pediu uma “paz restaurada” no Iraque, Líbia e Iêmen, “onde as pessoas sofrem com a guerra e atos terroristas atrozes”.

“Paz aos homens e mulheres de diferentes regiões da África, especialmente na Nigéria, onde o terrorismo fundamentalista também explora crianças para perpetrar a morte e horror”, afirmou.

O papa também pediu “valentia” à “amada Venezuela”, país mergulhado em uma profunda crise política, para acabar “com as tensões atuais”. E na mesma mensagem, felicitou a Colômbia por “um novo e valente caminho de diálogo e reconciliação”, em referência as negociações de paz com a guerrilha.

Finalmente, Francisco desejou “paz” para todos aqueles que “perderam um ente querido devido a atos terroristas”, enquanto um atentado com caminhão fez doze mortos em 19 de dezembro em um mercado de Natal em Berlim.

Missa do Galo

Na noite de sábado, em sua homilia da noite de Natal, o papa Francisco pediu compaixão pelas crianças abandonadas. Essa cerimônia, na Basílica de São Pedro, foi realizada em meio a fortes, mas discretas, medidas de segurança.
Fonte: Thaisa Galvão