Compartilhamento:

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Programação do Janeiro Branco começa nesta terça (10) com contação de histórias

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com os contadores de histórias e poetas do Rio Grande do Norte, realizam nesta terça-feira (10), a partir das 14h, na Casa de Saúde Natal, no bairro Tirol, o primeiro evento do Janeiro Branco, mês dedicado à reflexão e difusão da saúde mental. Na ocasião, haverá contação de histórias e apresentação de poesias tanto para os pacientes quanto para os seus parentes que estarão em horário de visita. 

A programação tem continuidade na próxima quinta-feira (12), às 15h, quando os contadores de histórias e poetas farão apresentação no Trem Urbano da CBTU, durante o percurso Natal-Ceará-Mirim. Desta vez, o público alvo serão os próprios usuários do trem. Segundo a contadora de histórias e a responsável pelo Setor de Educação da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, Dalva Lúcia Silva Cardoso, a “Daluzinha Avlis”, o objetivo do evento é debater e difundir o conceito de saúde mental com a sociedade brasileira, apresentando-a como uma condição necessária para o bem-estar, o trabalho e a convivência social.

Segundo Daluzinha, a sociedade ainda mantém muito preconceito contra o paciente portador de transtornos mentais. “Para se ter uma ideia, em muitos casos, os pacientes sofrem rejeição até mesmo dos próprios parentes. É preciso quebrar essa barreira e humanizar o tratamento com os pacientes que apresentam transtornos mentais. Daí o importante papel da contação de histórias e da poesia, porque, através do lúdico das brincadeiras, conseguimos entrar no imaginário das pessoas, sensibilizando-as para o trato de um assunto tão delicado”, disse Daluzinha.

O “Janeiro Branco” e´ uma campanha de conscientizac¸a~o em favor da saúde mental, criada em 2014, em Minas Gerais, por psicólogos e psiquiatras, e que hoje cresce em todo o País. A exemplo de outras campanhas, como o “Novembro Azul” e o “Dezembro Laranja”, a iniciativa pretende introduzir uma nova temática na agenda nacional, destacando a saúde mental como condição necessária à vida moderna. 

Os transtornos mentais são um problema atual que afetam pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. Estudos apontam que cerca de 20% da população mundial terão um problema ou distúrbio mental, em algum momento da vida. A depressão, por exemplo, já é considerada o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) calcula que mais de 40 milhões de pessoas têm algum distúrbio mental.

Fonte:ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário