Compartilhamento:

sexta-feira, 3 de março de 2017

CONHEÇA A PONTE DE VIDRO DE 430 METROS DE EXTENSÃO A 300 METROS DE ALTURA, CONSTRUÍDA NA CHINA

A ponte tem mais de 430 metros de extensão e está localizada a 300 metros de altura, em meio à belíssima paisagem do parque natural Zhangjiajiede. O local é tão lindo que inspirou as Montanhas Aleluia do filme Avatar. 
Projetada pelo arquiteto Haim Dotan, de Israel, a ponte tem 6 metros de largura e une os dois lados da Montanha Tianmen ("Porta do Céu", em português). São 99 painéis com três camadas de vidro, e está assentada para suportar até 800 pessoas circulando sobre ela ao mesmo tempo.
Repórter usa marreta para testar resistência de ponte de vidro na China
Recentemente, os construtores testaram sua resistência; um caminhão de duas toneladas circulou pela ponte, além de várias pessoas que bateram martelos com toda a força possível no chão, por meio de solicitação dos administradores. 

Apesar de as autoridades afirmarem que ela foi concebida para resistir a ventos e terremotos, bem como ao peso de 800 visitantes, os turistas ainda estavam temerosos a respeito da segurança. Uma ponte semelhante teve uma das camadas de vidro trincada após um turista derrubar uma caneca de aço sobre ela.
Contudo, para tranquilizar os futuros visitantes sobre a segurança da ponte, um repórter da BBC, Dan Willians, resolveu testar a resistência da ponte de um jeito diferente. Ele tentou quebrar um painel de vidro semelhante, que estava disposto sobre uma estrutura em cima da ponte, utilizando apenas uma marreta. A primeira marretada fez a primeira camada de vidro trincar, as outras, cada uma com 2,4 centímetros de espessura, ficaram intactas – apesar dos insistentes 12 golpes.

Confira o vídeo do experimento:

A ponte teve um custo de 22,5 bilhões de iuanes (cerca de US$3,4 bilhões) e terminou de ser construída em maio deste ano, cinco meses a mais que o previsto decorrente às intensas chuvas na região.

A província central de Hunan, muito visitada por turistas chineses ao ser a terra natal de Mao Tsé-Tung, visa aumentar o número de turistas no Parque de Zhangjiajie.

Em 1992, as montanhas de relevo cársticos - mais de três mil colunas arenosas o povoam - com a vegetação das florestas subtropicais, foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A ponte de Zhangjiajiede não é a primeira ponte de vidro contruída na China. Em 2015 foram inauguradas duas pontes de vidro, uma delas instalada no Longgang National Geological Park, em Chongqing com 716 metros de altura e 26 metros de comprimento.

Fotos da Ponte no Parque Natural Zhangjiajiede







Nenhum comentário:

Postar um comentário