Compartilhamento:

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário: “A Biofach mostrou o umbu para o Brasil e para o mundo.”

Localizada no semiárido baiano, a cerca de 400 km de Salvador, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) conquistou espaço no mercado brasileiro e internacional com compotas, geleias e doces de manga, goiaba, maracujá, banana e, principalmente, de umbu. Esse fruto típico da caatinga, agridoce e rico em vitaminas e sais minerais, ganhou notoriedade entre brasileiros e europeus graças à participação da cooperativa em feiras como a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina.

“As feiras são muito importantes para dar visibilidade aos nossos produtos. Além de vender diretamente para os visitantes, as rodadas de negócios ajudam a expandir mercado tanto dentro como fora do país. A feira mostrou o umbu para o Brasil e para o mundo”, destaca Irene Cardoso, que em 2015 integrou a comitiva da Coopercuc na Biofach, em São Paulo, considerada o maior evento de negócios e produtos orgânicos da América Latina.

Irene lembra que o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) foi fundamental para estabelecer novos contatos comerciais e divulgar os produtos e marca da cooperativa durante feira. “O espaço destinado à agricultura familiar e a estrutura dos estandes para expor nossos produtos foram ótimos. Tivemos acompanhamento e orientação ao longo de todo o evento. É uma feira muito boa. Vale à pena participar!”, elogia. 

Para a presidente da cooperativa, Denise Santos, feiras como a Biofach América Latina são importantes, pois valorizam aspectos de sustentabilidade e produção orgânica. “Nosso diferencial é sermos totalmente agricultores familiares, com produtos de qualidade que respeitam o meio ambiente. Estamos avaliando custos para podermos participar novamente do evento este ano”, explica a presidente da Coopercuc que acaba de investir na modernização da agroindústria e enfrentou uma das piores secas dos últimos anos na região.
Criada em 2004, a Coopercuc conta com 270 cooperados, sendo 70% de mulheres agricultoras, e atua junto a 450 famílias de 18 comunidades do Sertão da Bahia, envolvidas na produção de doces cremosos, de corte, light, sucos, geleias, compotas e polpas. Os produtos são vendidos na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e já esteve na mesa de italianos, franceses e austríacos. A rede de supermercados Pão de Açúcar também distribui os produtos da Coopercuc em 60 lojas espalhadas pelo país.

Orgânicos no mercado latino-americano 
A Bio Brazil Fair | Biofach America Latina é o maior evento de negócios e produtos orgânicos da América Latina e este ano acontece entre os dias 7 e 10 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A Sead abriu chamada pública para selecionar 10 empreendimentos e recebe inscrições até o próximo dia 9 de abril.

Os interessados devem ter, obrigatoriamente, certificação de orgânico por auditoria participativa ou por organização de controle social; e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. Quem tiver ou solicitar o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) até a data limite da inscrição para a Biofach América Latina receberá maior pontuação na seleção.
Para saber mais sobre a feira e o processo seletivo,clique aqui.   


Adão Paulo Oliveira
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário