Compartilhamento:

terça-feira, 25 de abril de 2017

Arcebispo de Natal convoca fiéis para se posicionarem contra reformas

Dom Jaime discorda do modo como as reformas estão sendo conduzidas
DOM JAIME TAMBÉM PEDE QUE AS MANIFESTAÇÕES SEJAM FEITAS DENTRO DA LEI (ANA AMARAL/PORTAL NO AR)

Movimentos sociais e centrais sindicais convocaram para a próxima sexta-feira, 28, uma greve geral em todo o território brasileiro contra as reformas da Previdência e da legislação trabalhista. Os manifestantes contam com o incentivo da Igreja Católica, o que é importante para uma nação onde 65% da população segue a religião, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito em 2010.

No Rio Grande do Norte, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, divulgou mensagem conclamando os fiéis a participarem das movimentações de sexta-feira. “Um dia histórico para o nosso país entre tantos outros dias”, considerou.

Dom Jaime, que chegou a ir em Brasília (DF) com os bispos das dioceses de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, e Mossoró, Dom Mariano Manzana, para conversar com parlamentares potiguares, não se diz contra as reformas. Entretanto, discorda do modo como estão sendo conduzidas. “É preciso que sejam reformas de melhorias de vida para todo o País”, defendeu.

O arcebispo criticou a maneira, que considera apressada, com que estão sendo tratadas as reformas. “Estamos vivendo em nosso país um momento bastante grave, e que requer a participação de toda a população brasileira. Diante do processo rápido das reformas Previdenciária e Trabalhista, devemos nos posicionar”.

Um dos argumentos usados pelo presbítero para convocar os católicos da Arquidiocese de Natal é a preocupação com o futuro. “É um direito seu de se manifestar na defesa de um futuro promissor para seus filhos, para os seus netos. As gerações futuras, certamente, dependerão muito deste momento que estamos vivendo”, declarou.

Dom Jaime também pede que as manifestações sejam feitas dentro da lei, “sem radicalismo, de ordem pacífica e ordeira”.

O arcebispo fez a convocação antes de embarcar para a cidade de Aparecida (SP), onde participará da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 26 de abril a 4 de maio. O evento deve reunir cerca de 300 bispos, de todo o País.


Fonte: Portal no Ar Por Ayrton Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário