A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Universidade do Havaí, oferece o Curso de Capacitação em Pesquisas Epidemiológicas na Saúde. As atividades começaram na semana passada, com a participação de duas professoras da instituição parceira, Catherine Pirkle e Tetine Sentell, que estiveram em Santa Cruz e acompanharam a abertura do projeto.
A professora Chaterine Pirkle disse que é a segunda vez em que ministra aulas na Facisa e destacou o interesse e o engajamento dos estudantes. “Todos motivados com esse projeto do qual devemos nos orgulhar. Afinal, conseguimos viabilizá-lo após vencer uma competição global pelo financiamento de uma renomada instituição norteamericana”, disse. Chaterine Pirkle, juntamente com a professora Saionara Maria Aires da Câmara, da Facisa, estão entre as principais investigadoras.
A Capacitação em Pesquisas Epidemiológicas na Saúde faz parte de um projeto piloto financiado pelo Fogarty International Center, do National Institutes of Health, nos Estados Unidos. O grupo envolvido no projeto visitou, na última quinta-feira, 30, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, professor Rubens Maribondo, para agradecer pelo apoio institucional na concretização do trabalho. Na ocasião o pró-reitor disse que “o suporte prestado pela UFRN é um reconhecimento à importância do trabalho, que apresentará efetivos resultados acadêmicos para ambas as instituições”.
Na Facisa, serão beneficiados alunos dos cursos de graduação em Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem, além das pós-graduações em Ciências da Reabilitação e Saúde Coletiva. O curso iniciado na última segunda-feira, 27, contou ainda com aulas do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Marlos Domingues, e do professor da Universidade de Toronto, no Canadá, Diego Bassani, que também atua no Sick Kids Hospital.
A capacitação será feita em duas etapas. Esta primeira segue até o mês de maio. A segunda etapa do projeto consiste em um estudo longitudinal com o acompanhamento de gestantes para identificar as relações entre gravidez precoce e condições de saúde. Participarão da segunda etapa os estudantes que forem contemplados com a concessão de bolsas de pesquisa, seleção que será feita a partir do desempenho na capacitação em Pesquisas Epidemiológicas. Dois alunos de pós-graduação ainda serão contemplados com um estágio de curta duração na Universidade do Havaí por meio da parceria.
O vice-diretor da Facisa, Dimitri Taurino Guedes, considera o projeto importante para fortalecer a interiorização por meio da internacionalização. A professora Saionara Câmara disse esperar que “a partir desse estudo piloto possamos avançar no futuro com maior financiamento e mais universitários envolvidos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário