NESTE 1º DE ABRIL DE 2017, ESTÁ FAZENDO 36 ANOS QUE O BRASIL CHOROU, QUANDO DAQUELA ENCHENTE DE SANTA CRUZ/RN.
Santa Cruz ficou devastada com a força das águas. |
"As cenas da tragédia do dia 1º de abril de 1981, que contabilizou seis mortes e 1.044 casas destruídas em SantaCruz deixando cinco mil pessoas desabrigadas e o Rio Grande do Norte sem luz e água por cinco dias, ainda permanece na memória dos moradores do município de Campo Redondo, Santa Cruz e Tangará".
Quem se lembra daquele inesquecível ” DIA 1º DE ABRIL DE 1981 “. Quando naquela ocasião numa tarde de chuva torrencial na REGIÃO DO TRAIRÍ, O Açude Mãe D’água da cidade de CAMPO REDONDO, não suportando a força das águas estourou e consequentemente, a sua correnteza arrastou uma importante Ponte daquela Cidade. Com a parede daquele referido açude estourada, a enchente ganhou um destino desgovernado porém, com o seu rumo certo à Cidade de SANTA CRUZ DO INHARÉ. Para pegar a população de surpresa e causar uma grande Tragédia.
Telefonista Maria de Fátima da Silva, que fez contatos com o prefeito de Santa Cruz para esvaziar a cidade antes do rompimento da barragem |
No entanto, só não aconteceu uma Tragédia com algumas dezenas de Milhares de Vidas humanas, porque DEUS operou no raciocínio de uma grande HEROÍNA, que teve a ideia de telefonar para o então Prefeito da cidade de SANTA CRUZ, HILDEBRANDO TEIXEIRA, para que o mesmo através de carros de som fosse até aquele bairro avisar aos seus moradores, que desocupassem as suas casas urgentemente, porque uma grande e catastrófica enchente estava vindo de Campo redondo e iria afetar em cheio milhares de imóveis daquela comunidade.
Mais uma vez, DEUS operou sobre aquelas pessoas, para saírem todas de suas casas, e graças este nosso Deus e aquela HEROÍNA DE CAMPO REDONDO, que fez aquele milagroso telefonema, foram salvas milhares de vidas humanas. O nome dela é MARIA DE FÁTIMA SILVA, só podia ser ela, que já nasceu com o abençoado nome de FÁTIMA, para que, num gesto solidário se transformasse em HEROÍNA, naquele que tradicionalmente, é conhecido como ” O DIA DA MENTIRA “.
A correnteza arrastou veículos em Santa Cruz. |
Prédios ficaram destruídos com a força das águas. |
Com o acontecimento daquela Tragédia no dia 1º de Abril de 1981, ficaram desabrigadas sem teto, móveis, sem nada, aproximadamente CINCO MIL PESSOAS, deixando também todo o estado do Rio Grande do Norte, sem água e luz, por um período de cinco dias. Aquela catástrofe foi manchete nacional em todos os telejornais do Brasil.
Um bairro inteiro foi devastado pela força da correnteza. |
Naquela ocasião o governador era Lavaisier Maia, que decretou luto oficial no estado por cinco dias. O Presidente da República era o General Figueiredo, que mandou no dia seguinte o então Ministro do Interior Mario Andreaza até Santa Cruz, para ver in loco tamanha tragédia, para a partir de então, tomar as devidas e cabíveis providências para a reconstrução da cidade de Santa Cruz.
Gente de diversas cidades do Brasil, mandaram ajudas em donativos, em Tangará passava as filas de caminhões e carretas com doações, com suas respectivas faixas afixadas nas cargas. Mas, teve um doador que chamou a atenção da região, só poderia ser ele, o REI ROBERTO CARLOS, Que sensibilizado com o acontecido, enviou até Santa Cruz uma carreta cheia de colchões. Portanto, neste de 1º de Abril de 2017, está fazendo 36 anos, que a HEROÍNA, MARIA DE FÁTIMA SILVA, salvou milhares de vidas com um simples telefonema.
Manaus, 01 de Abril de 2016
Cidoka de Aprígio
Um Formador de Opinião
Nenhum comentário:
Postar um comentário