Compartilhamento:

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Pesquisadores da UFRN desenvolvem pesquisas na Université de Toulon

O professor Carlson Pereira de Souza, a pós-doutoranda e professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) Andarair Gomes dos Santos; e a doutoranda Indira Aritana Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvem de 18 de junho a 8 de julho, pesquisas científicas na Université de Toulon, na França, por meio do Programa de Cooperação Internacional entre o Brasil e a França (Capes/Cofecub).

De acordo com o professor Carlson Souza, as atividades na França são relacionadas à Síntese e Avaliação de Propriedades Microestruturais para transformação de metano, obtenção, caracterização e avaliação catalítica de ferritas de cobalto para aplicação em oxidação preferencial de monóxido de carbono.

“Estes elementos são óxidos mistos de Cério (Ce) e Estrôncio (Sr) à base de tungstênio, este último presente no mineral da scheelita, abundante na região do Seridó, onde existem as minas em Currais Novos e redondezas”, explica o professor. Os resultados obtidos podem ser aplicados à valorização do gás natural, abundante na bacia RN-CE, explorada pela Petrobras.

A valorização ocorre através da transformação de metano, composto majoritário no gás natural, em gás de síntese que é uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio. “A mistura de carbono e hidrogênio é tratada em outro reator para obter o hidrogênio puro com a finalidade de se aplicar a combustíveis”, diz ele.

Os estudos estão sendo realizados no Instituto de Materiais e Microeletrônica e Nanociência da Provence, localizada na Université de Toulon.
FONTE: PORTAL DA UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário