Compartilhamento:

terça-feira, 18 de julho de 2017

Representantes do município de Tangará, participam de capacitação de gestores ambientais em Natal

A prefeitura Municipal de Tangará se fez presente no curso de Capacitação de Gestores Ambientais, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, na pessoa do Secretário Pablo Diego Silva Alves Gonçalves, juntamente com a jovem Virgiane Oliveira, coordenadora municipal do Plano de Saneamento Básico.

O encontro foi realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado. O objetivo é formar profissionais que atuam em órgãos locais.

"O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu entre segunda (17/07) e terça-feira (18/07) o Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). Realizado por meio do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o evento foi realizado em Natal (RN), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado.

Voltado para gestores públicos, o curso inclui discussões sobre as Políticas Nacionais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico; gestão, planejamento e ordenamento ambientais; participação, mediação e controle social. São 16 horas presenciais e 80 horas na modalidade a distância

O curso também orienta os gestores quanto à elaboração de projetos para captação de recursos e em relação às linhas e procedimentos em que o município pode requerer os recursos para a área ambiental.  


A ideia é que, ao fim do percurso formativo, o gestor tenha ampliado sua percepção sobre as temáticas tratadas e esteja apto a atuar de forma planejada, contando com um elenco de parcerias anteriormente não visualizadas em prol da gestão ambiental de seu município.

De acordo com o analista ambiental Paulo Roberto Raiz, espera-se também que os gestores conheçam melhor e passem a aderir à A3P, programa voltado para a implantação da sustentabilidade na administração pública. “A intenção do departamento é ampliar a aplicação da agenda nas regiões Norte e Nordestes, áreas que concentrarão a realização dos encontros formativos”, explicou.
PROGRAMA
O Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) tem o objetivo de desenvolver uma abordagem sistêmica e um conjunto de instrumentos de intervenção na realidade local, tendo a gestão ambiental como foco. 

Com base em conteúdos elaborados e outros elementos pedagógicos disponíveis, pretende-se que esses agentes sintam-se seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e os fundos municipais de meio ambiente. 
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário