A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz tem enfrentado sérios problemas quanto ao aumento de demanda de pacientes com problemas mentais atualmente no município.
De acordo com a Secretaria, hoje a maior demanda por atendimento em Santa Cruz é relacionada a saúde mental, fato que tem preocupado as autoridades locais, que tem buscado aumento na oferta de serviços.
As ações estão sendo ampliadas e um novo psiquiatra foi contratado para atender semanalmente nas unidades básicas de saúde para fazer avaliação em todos os pacientes que apresentam problemas mentais para saber a real necessidade de cada um deles e ter controle com relação a medicação que é distribuída.
O aumento na demanda de pacientes geral uma situação constrangedora para gestão e os atendidos que foi a falta de receitas azuis, que são liberadas pelo município, para compra de medicamentos controlados por cada paciente.
Um município recebe por mês um número fixo de receitas azuis para distribuir junto a seus pacientes. Este número é determinado pela Vigilância Sanitária Estadual com base nas necessidades locais.
Como aumentou bastante o número de pacientes com problemas mentais em Santa Cruz, a secretaria municipal de Saúde tem procurado formas de equalizar esta conta e minimizar os transtornos causados a população.
Com os novos médicos atendendo, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a distribuição de receitas azuis se regularize, atendendo as necessidades básicas da população local.
Fonte: Rádio Santa Cruz AM/Édipo Natan
Nenhum comentário:
Postar um comentário