A Prefeitura Municipal de Tangará, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC realizou nesta sexta-feira (13) o lançamento do Programa Brasileiro de Educação Cidadã- PROBEC. Na oportunidade o juiz Jarbas Bezerra, mentor do referido programa no RN veio capacitar 60 professores do nosso município, posteriormente o programa irá atender 1000 alunos da rede pública municipal.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Tangará, e contou com a palestra do juiz Jarbas Bezerra que destacou a importância da cidadania.
Estiveram presente prestigiando a solenidade de lançamento do PROBEC, o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Tangará, Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra, os vereadores: Paulo Sérgio da Silva (Paduca), Antonio Custódio (Presidente da Câmara Municipal de Tangará), a Secretária Municipal de Educação, a Senhora Margarete Paiva de Melo, o Secretário Municipal de Comunicação, Robson Freitas, o Secretário Municipal Adjunto de Finanças e Tributação, Alcides Geraldo Barbosa, o Secretário Municipal de Agricultura, Rubens Marinho de Carvalho Neto, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
O Juiz Jarbas Bezerra, falou sobre a campanha setembro cidadã, e explicou que setembro foi escolhido, pela grande quantidade de datas alusivas à cidadania durante todo o mês, incluindo a Independência do Brasil, dia Nacional da Alfabetização, dia da Amazônia, dia Nacional de Trânsito, dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências, entre várias outras. “O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de datas alusivas à cidadania em todo o Brasil. Mas, não adianta sermos os pioneiros no Brasil a ter um mês de atividades cidadãs, se isso não reverberar durante todo o ano em atitudes”.
A simbologia do projeto também foi tema da palestra. A exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, duas campanhas de fama mundial e que utilizam como símbolo o laço, o Setembro Cidadão usa a flâmula verde e amarela, facilmente aplicada nas vestimentas para que possa ser usado pelos apoiadores durante todo o mês, visando fortalecer e difundir o sentimento de civismo. Apoiando a campanha, também foram criados dois personagens para interagir com o público, dando ênfase às crianças: Edu e Cidinha.
Foi ainda desenvolvida a Cartilha Cidadania A-Z, que a partir de uma linguagem simples e objetiva, contempla os mais diversos conceitos de cidadania, sejam eles diretos ou indispensáveis à sua interpretação, utilizando-se, para tanto, das 26 letras do alfabeto e de símbolos que identificam características positivas e negativas para a formação desse conhecimento. “Vimos que precisamos cuidar não só do adulto, mas começar na infância. Por isso, criamos a cartilha A-Z”.
PROBEC:
"O fortalecimento da cidadania é vital para o desenvolvimento de qualquer nação, por se traduzir em motor propulsor da justiça, da igualdade, das relações sociais e da qualidade de vida.
Com essa mentalidade, o Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC surgiu no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2013, sendo que anteriormente, após mais de uma década realizando palestras e escrevendo sobre assuntos ligados à cidadania, com vistas a reverter o cenário pelo qual passa o País, o Juiz Jarbas Bezerra e a Advogada Lígia Limeira, idealizaram a criação do referido Programa, pautando-se nos princípios e condutas cidadãs necessárias ao desenvolvimento ético da coletividade.
O Programa Brasileiro de Educação Cidadã - Probec integra o Centro Brasileiro de Educação e Cidadania Ltda. - CEBEC e é representando por uma gama de projetos voltados para a formação de indivíduos e o aperfeiçoamento das relações sociais, a partir de estudos e iniciativas pautados pela ética, moral e civismo, indispensáveis ao fortalecimento da cidadania e, por via reflexa, à consolidação do processo democrático.
Na escola, organismo propagador de conhecimentos e agente formador e transformador dos indivíduos, tem o dever de pensar discutir e disseminar o processo de formação cidadã, valendo-se de meios e de mecanismos que, desprovidos de conotação ideológica ou religiosa, despertem a consciência coletiva, o respeito ao próximo e às diferenças, bem como as necessidades vitais à sobrevivência do homem e do planeta, calcadas em critérios de sustentabilidade.
É indiscutível que a família tem papel inegável na construção do caráter e do comportamento dos indivíduos e precisa ser necessariamente, estimulada e envolvida nesse processo de mudança. Nada obstante as dificuldades pelas quais vem passando o nosso País, faz-se premente a imediata deflagração do processo de Educação Cidadã.
Dessa forma, esse processo educativo faz-se necessário desde a mais tenra idade, nas escolas públicas e privadas, com o envolvimento dos pais dos educandos, estendendo-se desde o ensino infantil, fundamental, profissionalizante médio e superior, bem como junto a própria comunidade, medida imprescindível para transformar a realidade social do Município, de modo a conscientizar os indivíduos dos seus direitos e deveres, bem como do seu papel enquanto agente de cidadania. A ideia nasceu da experiência vivenciada por mais de dez (10) anos de trabalho e parceria entre o Juiz Jarbas Bezerra e a Advogada Lígia Limeira. Durante esse período, a dupla lançou e reeditou o livro 'Manual Prático das Eleições', obra destinada, prioritariamente, a candidatos, representantes partidários, assessores jurídicos e contabilistas, podendo ser acessada por qualquer interessado, tendo sido escrito em uma linguagem simples e objetiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário