Cauchar Birkar teve o prêmio furtado junto a outros pertences apenas meia hora depois de recebê-lo em uma cerimônia no Riocentro
O iraniano Cauchar Birkar conquistou a Medalha Fields de Matemática nesta quarta-feira (1º/8). Considerado o Nobel da Matemática, o prêmio foi entregue pela primeira vez no Brasil, em uma cerimônia realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro. Porém, apenas meia hora depois de ser laureado, Birkar teve sua pasta onde estava a medalha furtada.
Em nota, o comitê organizador do evento, lamentou o ocorrido e disse estar analisando as imagens gravadas por câmeras de segurança para tentar localizar e deter o suspeito de cometer o crime.
Segundo o portal G1, além da medalha, o celular do matématico também foi furtado. As equipes de segurança do centro de convenção encontraram sua pasta com o celular jogados debaixo de uma arquibancada, mas sem a medalha e a carteira.
De acordo com a International Mathematical Union — que concede a premiação —, a medalha tem 63,5 mm de diâmetro e é toda feita de ouro 14 quilates. Seu valor é estimado em 5.500 dólares canadenses (equivalente a quase R$ 16 mil).
Birkar, de 40 anos, trabalha atualmente como professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele recebeu a cidadania britânica após ser reconhecido como refugiado curdo.
Confira a nota do comitê organizador na íntegra:
"O comitê organizador do Congresso Internacional de Matemática (ICM2018) lamenta profundamente o desaparecimento da pasta do matemático Cauchar Birkar, que continha a Medalha Fields, recebida na cerimônia desta manhã.
Imagens gravadas no evento estão sendo analisadas. O comitê organizador está cooperando com as autoridades policiais locais em suas investigações".
Com informações da Agência France-Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário