terça-feira, 18 de setembro de 2018

Gastos dos candidatos em anúncios no Facebook somam R$ 17,59 milhões

Entre os 13 postulantes ao Palácio do Planalto, nada menos que seis já fizeram uso da ferramenta de divulgação para alcançar os eleitores.
Felippe Drummond Neto | @OTempo
Dos presidenciáveis, Henrique Meirelles, do MDB, é quem mais investiu na campanha via redes sociais
Uma das principais novidades da eleição deste ano, a liberação do impulsionamento pago para publicações nas redes sociais está próximo de alcançar a marca de R$ 20 milhões, somando tudo que os candidatos que disputam os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente já investiram em postagens pagas.

Como é obrigatório o fornecimento ao TSE dos valores pagos pelos postulantes, o Facebook e o Instagram, que fazem parte do mesmo grupo, já receberam um total de R$ 17.592.455,66 em impulsionamentos de publicações.

Entre os 13 postulantes ao Palácio do Planalto, nada menos que seis já fizeram uso da ferramenta de divulgação para alcançar os eleitores. Destaque para Henrique Meirelles, do MDB, que já investiu R$ 1.164.690,00, em um total de 24 depósitos diferentes.

Quem mais se aproxima do valor investido por Meirelles é o ex-presidente Lula, que tem R$ 356.144,00 investidos posts patrocinados. Porém, desde a última semana, o petista teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Lima, por causa de sua condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Geraldo Alckmin, do PSDB, aparece com R$ 300.000,00 reais investidos, seguido por João Amoêdo, do partido Novo, com R$ 165.518,38; Guilherme Boulos, do PSOL, com R$ 150.000,00; e Ciro Gomes, do PDT, e Álvaro Dias, do Podemos, com R$ 50.000,00 investidos cada.

Seguem sem nenhum registro de depósitos para esse fim, os candidatos: Jair Bolsonaro, do PSL, Marina Silva, da Rede, Cabo Daciolo, do Patriota, Eymael, do DC, João Goulart Filho, do PPL, e Vera Lúcia, do PSTU.

Além deles, Fernando Haddad, que é o candidato do PT no lugar de Lula, não possui nenhum investimento em seu nome até esta segunda-feira (17), mas deve herdar parte do valor do ex-presidente, para impulsionar sua campanha nas redes sociais.

Governo de Minas
Já em Minas Gerais, apenas dois dos nove candidatos ao governo de Minas, fizeram uso da ferramenta que auxilia na divulgação pelas redes sociais. Antonio Anastasia, do PSDB, investiu ao todo R$ 50 mil, em dois depósitos, enquanto Fernando Pimentel, do PT, gastou um total de R$ 30 mil para promover suas postagens.

Fonte: www.otempo.com.br/

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