O empresário Josafá Ferreira, de 54 anos, é dono de uma das mais completas coleção de bicicletas raras da Região Trairi, o nosso Blog teve acesso a coleção do empresário que nasceu na cidade de Felipe Guerra, mas há 26 anos adotou a querida cidade de Tangará como a sua segunda casa. "Lembro-me que cheguei aqui em Tangará no dia 15 de março de 1992" confirmou o empresário.
O encontro com este amigo amante das Bikes, foi na tarde deste domingo (14) em sua residência, Josafá como assim é mais conhecido se considera um tangaraense de coração, inclusive já recebeu o título de Cidadão Tangaraense proposto pelo saudoso Vereador César Félix. Na entrevista concedida ao Blog ele relata "Cheguei em Tangará em uma época onde a cidade estava em crescimento econômico e várias empresas ainda operavam aqui".
Logo pedi permissão para conhecer o acervo de nada mais nada menos do que 75 bicicletas completamente restauradas e com peças originais vindas de várias partes do Brasil.
O empresário contou a nossa reportagem que começou a sua coleção há exatamente seis anos, mas precisamente no ano de 2012, e tudo começou como uma forma de autoajuda e superação, para ele esta coleção é mais que uma simples coleção de bicicletas, é uma ligação entre o passado, presente e futuro, entre o amor e a vida.
Vale ressaltar que cada bicicleta tem um valor histórico na vida de quem as possuiu, contada pelo seus donos anteriores ao proprietário atual. Histórias que atravessarão o tempo e que nos faz relembrar a nossa infância, quem nunca sonhou em ter uma Bicicleta Monareta para passear e se divertir com os colegas? Quem nunca passeou de bicicleta em um dia de chuva? Quem nunca passeou de bicicleta com a pessoa amada? Em fim são histórias como estas que nos faz entender a paixão dos colecionadores de bicicletas assim como Josafá.
O dono dessas raridades falou que mesmo estando com estas 75 bikes restauradas e fazendo parte da sua coleção pessoal não pretende parar de colecionar, muito pelo contrário, pretende ampliar a coleção.
"Não tenho intenção de parar com a minha coleção, sempre que posso participo de alguns eventos de colecionadores aqui no estado, levando o nome da cidade de Tangará por onde passo".
As bikes são compradas e passam por um processo completo de restauração, pinturas com tintas especiais e várias peças são substituídas por outras originais, compradas em várias partes do Brasil e até fora do país como relatou o colecionador, ele também nos contou que se utiliza muito da internet para comprar as peças mais difíceis de encontrar no comércio.
Ao ser perguntado qual foi a bicicleta que lhe deu mais trabalho para ser restaurada e que faz parte da coleção atualmente ele respondeu que nesta coleção ele tem uma "Tigrão da Monark" ela é difícil de ser restaurada por ser muito rara, aqui na minha coleção tenho uma que parece que saiu da fábrica. Atualmente o empresário está há cinco anos, montando dois exemplares da bicicleta conhecida como "Tigrão da Monark", aro 20, uma de fabricação de 1972 e a outra de 1975.
Mas a joia rara da sua coleção é uma bicicleta Caloi que foi fabricada apenas 1.450 unidade em todo o Brasil, e são poucos os colecionadores que dispõe desta raridade.
A sua paixão vai além e ao conhecer melhor o amigo Josafá, uma coisa me chamou atenção no momento da entrevista onde ele relata que tem uma bicicleta em seu quarto que não sai dali para nada a não ser para passar por um polimento, a bicicleta fica próximo de sua cama, isso resume todo o seu carinho pelo seu hobby. Termino minha entrevista perguntando se ele poderia vender alguma de suas bicicletas, ele respondeu com o sorriso no rosto "Não vendo nenhuma por nenhum preço".
Quero aqui agradecer ao amigo Josafá Ferreira que me recebeu muito bem em sua casa permitindo contar um pouco da sua paixão por bicicletas, fiquei imensamente feliz e privilegiado em ter a oportunidade de conhecer de perto a sua coleção.
Quando criança sonhava em ter uma bicicleta para brincar como toda a criança, tive uma infância simples e me lembro que tive que juntar um bom dinheiro para comprar a tão sonhada bicicleta, com a ajuda de minha mãe e do meu irmão mais velho, consegui comprar uma Monark Monareta, de cor vermelha, semi nova, na época acho que tinha 9 anos e aquele dia ficou marcado na minha memória, hoje ter acesso a coleção de bicicletas me fez relembrar esta parte da minha infância. Valeu amigo e mais uma vez obrigado por compartilhar a sua história com todos os meus leitores.































Nenhum comentário:
Postar um comentário