Compartilhamento:

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Segurança: UFRN desenvolve aplicativo que permite rápido registro de ocorrências dentro do Campus

Soluções inteligentes para a comunidade universitária estão disponíveis no aplicativo Smart Campus, nova ferramenta desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para agregar funcionalidades nos contextos de segurança, gestão de energia e sustentabilidade. A primeira versão oferece um meio rápido, preciso e confiável para o registro de ocorrências de segurança dentro do campus, por meio da utilidade Campus Seguro.

Já existente como aplicativo individual, o Campus Seguro é transferido para o Smart Campus com versão atualizada, que apresenta ajustes visuais e de desempenho, além de novas informações para auxiliar o trabalho da equipe de segurança da UFRN. A solução permite à comunidade universitária cadastrar ocorrências no campus universitário, que são enviadas automaticamente para a sala de monitoramento da Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), onde os servidores localizam em um sistema de dashboard (aplicação para computador) os seguranças mais próximos e enviam o chamado a estes por meio do aplicativo.
O Smart Campus receberá outras funcionalidades como as Vias Azuis, em que a comunidade universitária poderá consultar os possíveis caminhos de uma localização para outra no campus e qual deles possui maior porcentagem de monitoramento via câmeras de segurança. “Dessa forma, será possível escolher não apenas a rota mais curta, mas também a mais monitorada para seguir principalmente a pé”, explica Frederico Araújo da Silva Lopes, professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) e coordenador do Smart Metropolis, do qual faz parte o projeto Smart Campus.

Outra utilidade será a gestão de frota da UFRN, em fase inicial de desenvolvimento. Voltada aos servidores da universidade, essa solução proporcionará o melhor aproveitamento dos veículos disponíveis na garagem e em todos os departamentos da instituição, que poderão dividir o uso e os custos de manutenção dos carros com outras unidades.

Já disponível para os dispositivos Android e nos próximos dias para iOS, o Smart Campus pode ser acessado exclusivamente pelos alunos e servidores da UFRN, mediante login e senha cadastrados para os sistemas integrados. Para fazer o download, acesse a Google Play (para Android) ou a App Store (para iOS).

Foto: Divulgação
Fonte: Blog da Juliska

Nenhum comentário:

Postar um comentário