No dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o “Vem Passarinhar no Geoparque Seridó” projeto financiado pelas penas pecuniárias, da 1° Vara de Currais Novos, proporcionou a crianças da região a oportunidade de conhecer os Cânions Apertados, formação geológica no leito do rio Picuí, na Serra Timbaúba, área rural de Currais Novos. Elas puderam observar aves, vegetação nativa e fazer caminhadas na localidade, área de preservação ambiental do Seridó potiguar. A formação, distante 10 quilômetros da área urbana da cidade seridoense, é considerada uma das 7 Maravilhas do Rio Grande do Norte, após concurso realizado pelo extinto “Diário de Natal”, no ano de 2007, em votação popular.
Segundo o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, “o projeto das penas pecuniárias tem como objetivo fazer com a que a sociedade tenha conhecimento de que as penas não são somente as privativas de liberdade. Em alguns crimes, como, por exemplo, crimes ambientais, o autor pode pagar uma determinada quantia e essa quantia é utilizada em projetos que visam principalmente à prevenção de outros delitos”.
Durante a ação, o Geoparque recebeu uma placa contendo os nomes das espécies de pássaros encontradas no ecossistema, ou já registradas na região. O evento foi uma iniciativa dos projetos “Geoparque Seridó” e “Vem passarinhar” (da Associação Amigos do Seridó).
“Neste intento, o projeto leva crianças para o Geoparque Seridó, para que elas possam conhecer e refletir acerca da importância do meio ambiente para nossa vida e de que nós estamos inseridos nesse ambiente. Nós teremos uma geração, em formação, com a consciência dessa importância”, acrescenta Marcus Vinícius.
Fonte: http://www.tjrn.jus.br/


Nenhum comentário:
Postar um comentário