quarta-feira, 3 de julho de 2019

Zé Ramalho tem segundo álbum solo refeito 40 anos depois por elenco que inclui Frejat e Robertinho de Recife

Foto Reprodução / Contracapa LP de 1979
Lançado em 1979, o segundo álbum solo de Zé Ramalho, A peleja do diabo com o dono do céu consolidou há 40 anos a trajetória deste cantor, compositor e músico nordestino que sobressaiu na rica cena musical brasileira da época com mix singular de folk, rock, psicodelia e ritmos nordestinos.

Impulsionado pelo sucesso do aboio pop Admirável gado novo (Zé Ramalho, 1979), o álbum A peleja do diabo com o dono do céu está sendo celebrado em remake produzido através de parceria entre os selos Avôhai e Discobertas. O disco chega às plataformas em 15 de julho e, em agosto, ganha edição em CD.

Trata-se de remake com elenco majoritariamente indie, orquestrado nos moldes da refazenda do primeiro álbum solo do cantor, Zé Ramalho (1978), relido em disco editado em 20 de julho de 2018.
Capa do disco 'A peeja do diabo com o dono do céu - 40 anos - Remake pop rock' — Foto: Divulgação
Um ano depois, a celebração tem continuidade com o lançamento do tributo A peleja do diabo com o dono do céu 40 anos – Remake pop rock. A arte simplória da capa do disco remete inclusive ao tributo do ano passado.

Neste segundo título, somente dois nomes transitam fora da cena indie nativa. Roberto Frejat repisa Jardim das acácias (Zé Ramalho, 1979) enquanto o guitar hero Robertinho de Recife – músico de ponta associado ao fluxo migratório que deslocou artistas nordestinos para o eixo Rio-São Paulo ao longo da década de 1970 – reinterpreta o tema instrumental Agônico (Zé Ramalho, 1979).

Do elenco indie, há nomes como a banda paraibana Prima Facie – à qual foi confiada a releitura da música-título A peleja do diabo com o dono do céu (Zé Ramalho, 1979) – e o cantor João Ramalho, filho de Zé com Amelinha, cantora que participou do álbum de 1979 na gravação da música Pelo vinho e pelo pão (Zé Ramalho, 1979), regravada por Linda & Rob Endraus. João revive Beira mar (Zé Ramalho, 1979).

Eis, na ordem do remake (cuja disposição das faixas é a mesma do álbum original de 1979), as 10 músicas – todas compostas por Zé Ramalho sem parceiros – e os respectivos intérpretes:
1. A peleja do diabo com o dono do céu – Prima Facie

2. Admirável gado novo – Sinha Vitória

3. Falas do povo – Maurício Baia & Cesar Barbosa

4. Beira mar – João Ramalho

5. Garoto de aluguel (Taxi boy) – Mazzeron

6. Pelo vinho e pelo pão – Linda & Rob Endraus

7. Mote das amplidões – Kisser Clan

8. Jardim das acácias – Roberto Frejat

9. Agônico – Robertinho de Recife

10. Frevo mulher – Rock Factory Project

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário