A Secretaria do Estado da Saúde Pública informou o dados relativos à ocupação de leitos em todo o RN. Os dados foram apresentados pelo secretário adjunto Petrônio Spinelli em coletiva no início da tarde deste sábado (6).
A taxa de ocupação de leitos no Oeste e Alto Oeste é de 100%, em Mossoró e Pau dos Ferros, respectivamente, enquanto a região metropolitana de Natal registra 99% em decorrência de pacientes em regulação e, por fim, o Seridó, com 59,1%.
São 655 paciente internados com suspeita ou confirmação de Covid-19. 338 destes pacientes ocupam leitos críticos nas redes pública e privada do estado.
Spinelli informou que serão abertos nos próximos dias 139 novos leitos. Destes, 77 serão de UTI, com mais 60 leitos clínicos e 2 de estabilização.
A taxa de isolamento é de 39,36%. Spinelli afirmou que “o plano de contingência estratégico da abertura de leitos foi surpreendido negativamente pela queda no isolamento social, muito em reflexo da busca da população pela auxílio emergencial”. O secretário adjunto também comentou que “estamos enfrentando, no momento, um quase colapso do sistema de saúde” e “concretamente, estamos enfrentando uma superlotação dramática”.
Ainda segundo Spinelli “há uma relação direta entre a queda do isolamento e o aumento do número de internados” e que “esta é a questão, não adianta abrir leitos se não tiver isolamento”, completou.
Fonte: Blog do BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário