sexta-feira, 31 de julho de 2020

Deitado em rede, advogado participa de sessão de julgamento do TJ da Bahia

Deitado em rede, advogado participa de sessão de julgamento do TJ da Bahia Imagem: reprodução/YouTube/Tribunal de Justiça da Bahia
O advogado Marcus Albuquerque ficou deitado em uma rede enquanto participava da sessão do Tribunal de Justiça da Bahia. A sessão era referente a um julgamento da 4ª Turma Recursal do TJ-BA. Mais de cinco pessoas marcaram presença na transmissão, mas Marcus foi o único deitado em uma rede.

Porém, ele conseguiu provimento parcial no recurso de sua cliente. A sentença foi dada pela juíza Maria Virgínia A. F. Cruz.

Assista à sessão de julgamento:

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ ATUALIZADO NESTA SEXTA-FEIRA (31)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações. 

Confira a nota de esclarecimento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Tangará nesta sexta-feira 31 de julho de 2020.

PREFEITO JORGINHO BEZERRA PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA TANGARAPREV

O Prefeito Jorginho esteve na tarde desta terça-feira, 28 de julho prestigiando a inauguração da nova sede da TANGARAPREV - Fundo de Previdência do Município, a cerimônia de inauguração não foi aberta ao público para evitar riscos de contaminação, em virtude da pandemia do novo coronavírus, apenas algumas autoridades se fizeram presente, além da equipe de diretores e colaboradores da instituição.

A obra foi bancada com recursos da própria instituição e contou com a participação da Prefeitura Municipal de Tangará que fez a doação do terreno onde foi construído o prédio, além de toda a parte do projeto de arquitetura e engenharia.

Se fizeram presente nesta inauguração, o Senhor Prefeito, Jorginho Bezerra, o Chefe de Gabinete, Murilo Cavalcante Cabral, o Secretário de Comunicação, Robson Freitas, o Vereador, Nilson Lima, o Gerente de Previdência, o Senhor Otacílio Barreto Neto, o Coordenador Financeiro, o Senhor José Florêncio Filho, a Coordenadora de benefício, a Senhora Maria José Custódio Freire, a Presidente do Conselho Deliberativo, a Senhora Maria Lucinete da Silva, a Presidente do Conselho Fiscal, a Senhora Maria do Socorro Guilherme, a Professora, Ana Rosa Guilherme e seu Luiz Fonseca. Confira como ficou o novo prédio da TANGARAPREV  e o discurso das autoridades no vídeo abaixo:

















quinta-feira, 30 de julho de 2020

SEGUNDA ENTREGA DE KITs DE ALIMENTAÇÃO AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


A Prefeitura de Tangará por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realiza neste sábado 01/08/2020 a entrega dos kits de alimentação aos alunos da Unidade I Joana Fernandes, na Lagoa do feijão. 


Para a aquisição dos kits, estão sendo utilizados recursos municipais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Também contamos com a parceria da EMATER-RN com o fornecimento de produtos direto dos agricultores do município de Tangará. A ação tem o objetivo de complementar à alimentação dos alunos, durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Para que o processo de entrega transcorra sem aglomerações a SEMEC e a escola Joana Fernandes informa:

✅que a entrega será das 7:30 as 10:30min,
✅que apenas uma pessoa (o pai, a mãe ou o responsável) comparessa à unidade escolar;
✅que utilizem máscara;
✅que procurem resguardar o distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as pessoas se houver filas;
✅que tragam o CPF ou RG da responsável pelo aluno.

Vale ressaltar que os mesmos cuidados foi tomado pelos profissionais da educação envolvidos no recebimento dos gêneros alimentícios,na organização e entrega dos kits a escola e aos pais ou responsáveis”.

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ ATUALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA (30)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.
* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz;
* Evitem aglomerações.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ EFETUOU O PAGAMENTO REFERENTE AO MÊS DE JULHO À TODOS OS SERVIDORES EFETIVOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

A Prefeitura Municipal de Tangará através da Secretaria Municipal de Finanças, que tem a frente da pasta o Senhor José Anchieta de Brito, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração e o Setor de Recursos Humanos, efetuou o pagamento referente ao mês de julho para todo o Funcionalismo Público Municipal Efetivo, nesta quinta-feira 30 de julho de 2020.

- Compromisso com os servidores
- Salários em dia 
- Servidor Valorizado
- Comércio Local Aquecido

O pagamento em dia tem sido uma das prioridades do Prefeito Jorginho Bezerra. Tem sido assim desde o primeiro mês de sua gestão, que mesmo diante das dificuldades que assolam os municípios brasileiros, vem mantendo rigorosamente o pagamento do funcionalismo público municipal em dia.

Primeira-dama Michelle Bolsonaro testa positivo para Covid-19

Primeira-dama foi infectada e apresenta 'bom estado de saúde', afirma o Planalto.
Michele Bolsonaro está infectada pela Covid-19
Foto: Alan Santos / PR / Divulgação
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, testou positivo para o novo coronavírus. Por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República informou que ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos.

“A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira (30). Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República”, diz a nota.

A primeira-dama se infectou com o coronavírus dias depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciar que está curado da doença.

Fonte: O Tempo

Saúde em Natal confirma desaceleração na curva de casos e óbitos por Covid-19

Reprodução

De acordo com o 15º Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (até o dia 27/07/2020) foram notificados 86.032 casos de Covid-19, sendo destes 35.973 suspeitos, 19.954 confirmados e 30.105 descartados e 736 óbitos.

Segundo o monitoramento, 79,4% dos casos confirmados com Covid-19 estão recuperados, 15,9% estão em isolamento domiciliar, 1% estão hospitalizados e 3,7% faleceram. Os registros constatam, ainda, uma desaceleração na curva de suspeitos e confirmados, além de óbitos. Para se ter uma ideia, de junho para julho (até o dia 27) já aponta uma queda de 49,87%.

“As regiões de Natal que apresentam os maiores números de óbitos são a Norte e a Oeste, são áreas possuem uma grande dimensão populacional. Com os Centros, expandimos os serviços de saúde na atenção básica e tratamos a doença no início dos sintomas. Esse trabalho tem dado certo. Estamos próximo a completar um mês de funcionamento do Centro na zona Norte, e com base nos boletins, já podemos comemorar uma queda no número de óbitos”, afirma George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

O secretário lembra ainda que as regiões Leste e Sul apresentam os maiores números de.casos notificados, porém essa região procura mais frequentemente os serviços de saúde.

O levantamento aponta que a proporção dessas mortes por Covid-19 revela que a população mais idosa ainda é a mais atingida, com 73,9%, e o boletim indica também que 50,4% dos casos confirmados em pessoas com comorbidades são cardiopatas.

A proporção de ocupação dos leitos na atenção especializada, mostra uma queda no número de internação nessas unidades. Indica, ainda, que 79,79% dos idosos residentes de instituições de longa permanência em Natal estão assintomáticos, 17,23% confirmados com Covid-19 e 2,98% evoluíram para óbito. Com referência aos testes de detecção, a técnica de RT-PCR ainda é a mais usada, com 57,2% dos testes para diagnóstico, e 42,8% de teste rápido.

Os casos confirmados da Covid-19 em Natal, nas últimas duas semanas, de 12/07/20 a 25/07/20, revelam áreas com concentração de casos em todas as regiões do município. A região com maior número de casos aglomerados foi o Distrito Sanitário Oeste, principalmente nos bairros Nossa Senhora de Nazaré e Dix-Sept Rosado. Na zona Norte, há uma grande área com transmissão sustentada que afeta principalmente os bairros de Igapó, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Potengi. Já no Distrito Leste, aparece com maior número Lagoa Seca, e no Sul, Neópolis.

Os boletins epidemiológicos norteiam as ações da Prefeitura do Natal, com base nesses e outros dados. A SMS Natal vem estruturando sua rede na atenção básica. Além das 10 Unidades Básicas de Saúde com horário estendido com salas de priorização ao atendimento Covid-19, a capital abriu dois Centros de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19: um na zona Norte e outro na zona Oeste. “Essas áreas possuem uma grande dimensão populacional. Com os Centros, expandimos os serviços de saúde na atenção básica e tratamos a doença no início dos sintomas. Esse trabalho tem dado certo. Desde que iniciamos, não temos mais superlotação nas UPAs de Natal”, comenta George Antunes.
Fonte: BG

Comitê científico do RN entrega parecer contra reabertura de escolas e recomenda nova análise em 30 dias

Órgão é consultivo e orienta governo do estado sobre decisões relacionadas à pandemia da Covid-19. Nesta quinta (29), governadora já havia adiantado possibilidade de adiamento do prazo.
Sala de aula da Escola Municipal Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança — Foto: Secom/PMN

O comitê científico que assessora o governo do Rio Grande do Norte sobre as decisões relacionadas à pandemia do novo coronavírus entregou, nesta quinta-feira (30), um parecer favorável à manutenção da suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares do estado. Em suas recomendações, o grupo considerou que o retorno das aulas deverá ocorrer somente quando risco de contágio for baixo para professores e alunos e que uma nova avaliação do quadro epidemiológico deve ser realizada em 30 dias, para apontar uma data provável de retorno.

"Não é possível iniciar as aulas neste momento, pois não é seguro para os trabalhadores da educação, bem como para toda a comunidade escolar, alunos e familiares", aponta o parecer. A decisão sobre o assunto cabe ao governo do estado.

No início da quarta-feira (29), a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT) afirmou que o comitê iria se reunir ainda ao longo do dia para tratar sobre o assunto, mas já considerava que o indicativo era de adiamento das aulas, cujo retorno previsto era 17 de agosto. À noite, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB) voltou atrás na decisão de autorizar o retorno das aulas nas escolas particulares no dia 10 de agosto e das escolas públicas municipais em 14 de setembro.

No documento, os pesquisadores consideraram que o retorno às aulas neste momento iria impactar de maneira significativa na taxa de isolamento social e isso poderia implicar diretamente no aumento de novos casos. Eles também argumentaram que a suspensão das atividades escolares é responsável por manter em isolamento social aproximadamente 30% da população do estado, quando ainda é necessário manter níveis de isolamento social em torno de 40%, por causa da falta de vacinas e medicamentos cientificamente comprovados para tratamento da Covid-19.

"Neste contexto que ainda requer cautela e maior observação da evolução dos indicadores epidemiológicos, o retorno das atividades escolares pode representar um forte impacto sobre a circulação de pessoas e, consequentemente, sobre os níveis de transmissão da Covid-19 em todo o estado. Somado ao expressivo contingente de matriculados no Ensino Básico no RN das redes estadual, municipal, federal e privada (superior a 800 mil) há de se considerar a indução a uma movimentação ainda maior de pessoas da comunidade escolar e fora dela. Por exemplo, haverá o aumento da circulação de pais e responsáveis, prestadores de serviços afins à atividade escolar como transporte público e particular, além da mobilidade de servidores docentes e demais funcionários desses estabelecimentos de ensino", considerou o relatório.

O comitê ainda argumentou que 17% dos domicílios potiguares eram coabitados por crianças de 6 a 14 anos e idosos em 2018, segundo levantamento do IBGE. Além disso, mais de 50% dos professores possui 40 anos ou mais, o que representa um risco de transmissão da doença, pelas crianças, a pessoas dos grupos de risco.

Por fim, o comitê ainda afirmou que atualmente há mais de 130 municípios com taxa de transmissibilidade maior que 1 e 40 municípios apresentam maior que 2, ou seja, um contaminado contamina, em média, outras duas pessoas. Desde a reabertura econômica, iniciada em 1º de julho, a taxa estaria apresentando instabilidade, inclusive nas maiores cidades do estado, como Natal, Mossoró e Parnamirim.
Fonte: G1 RN

MC Atrevida morre dias após fazer procedimento estético no RJ

Fernanda Rodrigues, de 43 anos, passou por uma hidrolipo com enxerto no bumbum e se queixou de dores logo após a intervenção.

A funkeira Fernanda Rodrigues, a MC Atrevida, de 43 anos, morreu dias após passar por um procedimento em uma clínica de estética em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

Segundo a amiga Janine Vieira, no dia 16 Fernanda se submeteu a uma hidrolipo com enxerto, em que parte da gordura do corpo é transferida — ela escolheu tirar das costas para aplicar no bumbum.

Janine disse que a MC começou a passar mal logo após a intervenção e entrou em contato com a clínica. Recebeu um áudio como resposta.

“As costas da hidrolipo dói [sic] um pouco mesmo. Um pouco, não. Dói bastante. É normal essa incomodação [sic] no começo, vai incomodar um pouco mesmo”, disse a recepcionista.
Funkeira Fernanda Rodrigues, a MC Atrevida, morreu no dia 27 desse mês após um procedimento em uma clínica de estática em Vila Isabel — Foto: Reprodução / TV Globo

Em uma transmissão nas redes sociais, Wania Tavares, dona da clínica, disse que vai aguardar o laudo com a causa da morte, mas que está tranquila.

“Eu não gostaria de falar agora, eu gostaria de esperar os laudos. Porém, como vai sair na TV, eu já vou explanando porque vocês têm o direito de já saber. Eu estou com a minha consciência supertranquila quanto ao procedimento, que foi feito corretamente”, afirmou.

A amiga da MC Atrevida contou que começou a suspeitar quando conheceu o médico que operou Fernanda.

“Fiquei desconfiada porque ele já era muito velhinho e falava muito assim coisa com coisa, embaralhado. Não dava para entender. Mas era o sonho dela”, lembrou Janine.

Fernanda era conhecida no cenário do funk na Ilha do Governador, onde morava.

“É muito triste. A gente só pede justiça, porque senão daqui a pouco vai morrer mais gente”, emendou Janine.
Fonte: G1 RN

Assembleia faz campanha de conscientização e combate à violência doméstica

O ano de 2020 está sendo marcado pela pandemia do novo coronavírus que provocou o isolamento das pessoas em suas casas, em quarentena, desde o mês de março. O mundo parou e os efeitos já são sentidos na economia, na educação e em questões sociais também. Um dos casos que mais chama atenção em relação ao período de isolamento social é a violência doméstica. No Brasil, os números aumentaram e no Rio Grande do Norte, os casos cresceram (assustadoramente) 258%. Para combater a violência dentro de casa e conscientizar as pessoas em relação aos danos físicos e psicológicos que a vítima acumula, a Assembleia Legislativa lança no próximo dia 06 de agosto, em razão dos 14 anos da Lei Maria da Penha a campanha “Violência Doméstica: precisamos dar um basta nisso”. 

Dados da violência doméstica no Brasil - principalmente em relação a vítimas mulheres - apontam que 1 em cada 5 mulheres já foi espancada pelo companheiro e, em 71% dos casos, a violência ocorre com frequência. “Esses são alguns dos dados que demonstram como a questão da violência doméstica é um problema sério e que precisa do apoio de todos. Nosso olhar para as questões que envolvem a população sempre foi de proteção e conscientização. Agora, ainda mais em razão da pandemia do novo coronavírus. Falamos de proteção à saúde e agora, falaremos do combate à violência doméstica, que infelizmente é um dos efeitos negativos da pandemia. Para se ter uma ideia, os dados apontam um crescimento de 258% nos últimos quatro meses. Precisamos dar um basta nisso”, destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB). 

O tema é um dos mais discutidos entre os deputados estaduais durante as sessões remotas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e também o que mais registra solicitações de requerimentos ao Executivo como reforço policial e ainda, projetos de lei. Uma das leis aprovadas no período de pandemia e já em atividade é a Lei da Delegacia Virtual para o enfrentamento à violência contra a mulher, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A iniciativa criou um novo canal virtual de atendimento e registros de denúncias para ampliar o combate à violência doméstica contra as mulheres potiguares. Com a criação de um canal de comunicação via WhatsApp, o dispositivo assegura o recebimento de denúncias, registros de ocorrências, envio de fotos e documentos relativos aos crimes e situações de violência doméstica. 

Outra iniciativa é da deputada Eudiane Macedo (Republicanos) que protocolou recentemente projetos que dizem respeito à segurança das mulheres. Um deles proíbe nomeação de agressores no serviço público estadual, e o outro reconhece empresas que contratarem mulheres em vulnerabilidade. Sobre o Selo “Amiga da Mulher”, de acordo com o projeto de lei, será um reconhecimento a empresas que tiverem em seus quadros de funcionários, pelo menos 5% de mulheres que já tenham sido vítimas de violência doméstica. 

A Assembleia Legislativa também aprovou dois projetos de lei voltados para o combate às agressões sofridas em ambiente doméstico e que obriga os condomínios residenciais comunicarem aos órgãos de segurança pública casos de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, em seus interiores e o que autoriza o projeto "Casa Abrigo" em Natal. Os dois projetos são de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD). O segundo projeto de lei autoriza a instituição do projeto "Casa Abrigo" em Natal, com atendimento regional, e é amparado pela Lei Maria da Penha. 

A campanha será divulgada nas televisões, rádios e meios eletrônicos de comunicação com ferramentas de inovação como uso do QR code nas peças publicitárias produzidas pela agência Base Propaganda. Além das peças, a inovação será as atividades virtuais com ciclo de “lives” com estratégia de engajamento através das redes sociais para que todos tenham acesso ao conteúdo.

Fonte: Portal Grande Ponto

Empresa será indenizada pelo Estado após ter micro-ônibus incendiado por ordem de presidiários

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a pagar indenização, em decorrência da sua conduta omissiva, por ter falhado ao garantir a segurança e a ordem pública em meados de 2016 e, assim, ter contribuído para que o micro-ônibus de uma microempresa fosse incendiado por ordem de presidiário que estavam sob a custódia do Estado. Os valores definidos pelo julgador foram de R$ 114.550 a título de danos materiais e de R$ 15 mil por danos morais.

A empresa Betesda Transporte e Turismo ME ajuizou Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais c/c Lucros Cessantes contra o Estado do Rio Grande do Norte, alegando ser uma microempresa atuante no ramo de transportes interurbanos. Neste sentido, afirmou que possuía um micro-ônibus que fazia a linha “M”, Natal – Macaíba.

Contou que o veículo foi incendiado no dia 29 de julho de 2016 por dois indivíduos na margem da BR 101, e que o micro-ônibus era o único patrimônio da empresa, constituindo a fonte de renda do seu proprietário.

A empresa alegou ainda que esse foi o primeiro ato criminoso de uma sequência de várias outras condutas que foram cometidas como forma de retaliação dos presidiários contra a instalação dos bloqueadores de sinal de celular nas unidades prisionais do Estado.

Informou que foram mais de 100 ataques em menos de duas semanas em todo o Estado do Rio Grande do Norte e que o caos na segurança pública do Estado chegou a ostentar, inclusive, repercussão nacional. Por fim, requereu a condenação por danos materiais, por danos morais e por lucros.

O Estado do Rio Grande do Norte se defendeu alegando que o autor não apresentou provas suficientes de que houve omissão governamental no tocante à segurança pública, e, assim, não se desincumbiu quanto ao fato constitutivo do seu direito.

Decisão

Para o magistrado, o fato lesivo decorreu de ato omissivo do Estado, que consistiu em não agir específica e positivamente para evitar o incêndio, mesmo tendo ciência prévia do evento criminoso, ou de sua previsibilidade concreta.

De acordo com o juiz Bruno Montenegro, é evidente que o Estado do Rio Grande do Norte, apesar de cientificado dos riscos e danos que poderiam vir à tona, não foi capaz de impedir que bandidos mantidos sob sua custódia em presídios comandassem a empreitada criminosa, em direta retaliação à instalação dos bloqueadores de sinal de celular nas unidades prisionais do Estado, a qual culminou no incêndio de 13 veículos, dentre os quais se encontrava o micro-ônibus do autor.

O julgamento cita ocorrências de queima de veículos em Natal, Parnamirim, Macaíba, Florânia, Monte Alegre, São José de Mipibu, Currais Novos e Caicó, além de disparos contra uma delegacia de polícia na capital, tudo isso no intervalo de 24 horas.

“Percebo, senão, que se toda a articulação dos meliantes foi direcionada e orquestrada do interior de um presídio de segurança máxima, não se pode corroborar com o entendimento segundo o qual a ameaça efetivada pelos criminosos teria se dado de forma genérica, sem que as autoridades tivessem ciência sobre os locais nos quais os atos criminosos poderiam ocorrer. A meu sentir, e diante do quadro que se apresentou, restou clara a omissão específica das autoridades de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte”, comentou.

E continuou: “Se o Estado não houvesse assegurado garantias de incolumidade às empresas de ônibus, através do seu serviço de inteligência, certamente elas não teriam retomado a inserção de seus coletivos na via pública no dia dos fatos, restando bem caracterizada a omissão específica do ente estatal, visto que, havendo a possibilidade concreta de ocorrência de evento criminoso, o ente público estimulou que as empresas pusessem os ônibus em circulação, se omitindo, porém, de encampar ações preventivas”, entendeu o juiz Bruno Montenegro.

(Processo nº 0855746-58.2016.8.20.5001)
Fonte: Portal do Judiciário

Justiça mantém condenação da Cosern por cobrança indevida a consumidora

A Segunda Câmara Cível do TJRN manteve uma condenação à Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) determinando a devolução para uma cliente do valor pago por multa indevidamente cobrada e indenização por danos morais. No julgamento em segunda instância, foi mantida a sentença da 17ª Vara Cível de Natal, que impôs o ressarcimento de R$ 2 mil pela multa cobrada e indenização de R$ 2 mil pelos danos morais causados.

Conforme consta no processo, em junho de 2017 foi realizada uma inspeção na residência da demandante, a qual constatou a ocorrência de um desvio de energia desde junho de 2014 sendo imposta multa no valor de R$ 11.349,62. Todavia, a autora comprou seu imóvel em 2015, de forma que o suposto desvio de energia teria como responsável a antiga proprietária da unidade. Nessa mesma ocasião, a antiga proprietária dirigiu-se à concessionária de energia para reconhecer a dívida e realizou um acordo para seu pagamento sem conhecimento prévio da demandante.

Posteriormente a Cosern passou a cobrar as parcelas referentes a esse acordo na conta de energia da nova proprietária, que tentou seguidas vezes junto a empresa demandada retirar esse valor da sua fatura mensal. Em seguida houve corte do fornecimento de energia, levando a autora a pagar parcelas de uma dívida pela qual não foi responsável.

Nesse sentido, o desembargador relator Virgílio Macedo Jr, destacou que "a parte autora ao adquirir o imóvel não tinha conhecimento da existência de desvio de energia, por se tratar de um vício oculto, o qual não teria como ser detectado no momento da compra". Além disso, ele ressaltou que a autora não pode ser responsabilizada por um "débito ocasionado por um vício originado por um terceiro que, sem informar para a demandante, realizou um acordo junto a concessionária". Desse modo caberia à Cosern cobrar apenas da antiga proprietária o pagamento da dívida, sem importunar e prejudicar a nova adquirente do imóvel.

Em relação aos danos morais estabelecidos, o relator considerou que a suspensão do serviço de energia elétrica "de forma prolongada, sem dúvida, provocou danos de ordem extrapatrimonial" para a demandante. E fez referência à doutrina indicando que "qualquer indenização não pode ser tão mínima a ponto de nada reparar, nem tão grande a ponto de levar à penúria o ofensor. Não pode igualmente a indenização ser instrumento de enriquecimento sem causa para a vítima; nem ser de tal forma insignificante ao ponto de ser irrelevante ao ofensor". E dessa maneira justificou os valores determinados pela sentença de primeira instância, que foi mantida em todos os seus termos.

(Processo nº 0802440-09.2018.8.20.5001)
Fonte: Portal do Judiciário

Polícia Civil prende suspeito de furto em Santa Cruz/RN

Policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) em Santa Cruz cumpriram, nesta quarta-feira (29), um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Santa Cruz, contra Edmilson Pereira da Silva, 24 anos.
Edmilson Pereira foi preso no município de Santa Cruz, pela suspeita da prática do crime de furto qualificado. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Ministro Marcos Pontes informa que testou positivo para covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, informou que, após sentir sintomas de gripe, fez teste para detectar o novo coronavírus e recebeu diagnóstico confirmando que está com a doença. Ele comunicou que vai trabalhar em isolamento e seguirá despachando normalmente.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29, no encerramento de transmissão ao vivo com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, sobre a Base de Alcântara, no Maranhão. Pontes disse ter se submetido ao teste na terça-feira, 28.

“A gente vai tratar e vai dar tudo certo”, comentou o ministro. “Vou até entrar nos testes da nitazoxanida, agora eu posso”, acrescentou, em referência a vermífugo que a sua pasta vem testando em pacientes de covid-19 para avaliar a eventual eficácia do medicamento no tratamento do vírus.

Pontes é mais um ministro a ser diagnosticado com a doença. Antes dele, Onyx Lorenzoni, do Ministério da Cidadania, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia. Ambos foram infectados na comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos, em março deste ano.

Com direito a jantar no sul da Flórida na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a viagem deixou mais de 20 pessoas infectadas, incluindo o secretário de comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, com quem Bolsonaro teve contato.

Fonte: https://istoe.com.br/

Cada grupo de 100 infectados no Brasil passa a covid para 108 pessoas

Brasil registrou recorde nos números diários da covid-19, com 69.074 novas confirmações da doença e 1.595 vidas perdidas, ultrapassando a marca de 90 mil mortes. Com transmissão descontrolada, cada grupo de 100 doentes transmite o vírus para outras 108 pessoas
O Brasil se consolida como país que vive por mais tempo o descontrole da covid-19 no mundo. No momento em que completou três meses com a doença ativa circulando em todo o território nacional, o país subiu mais um patamar em relação ao número absoluto de casos e mortes pelo novo coronavírus. Ontem, após registrar o maior número de confirmações e óbitos pela doença em 24 horas, o Brasil ultrapassou 2,5 milhões de infectados e a marca dos 90 mil mortos. O recorde ocorreu um dia após a pasta relatar instabilidades no sistema computacional de São Paulo para exportar os números do estado. Mais 69.074 diagnósticos positivos e 1.595 vidas perdidas foram incluídos no balanço nacional da covid-19 feito pelo ministério ontem, contabilizando 2.552.265 de doentes e 90.134 fatalidades.

Sem controle da taxa de transmissão e longe de possuir um isolamento social efetivo em diversos estados, o Brasil apresenta aumento de casos em todas as regiões do país, da 29ª para a 30ª semana epidemiológica, concluída no último sábado com recorde de acumulados em sete dias. Com a atualização, pesquisadores do Imperial College de Londres observaram que o Brasil voltou a registrar aumento na taxa de transmissão (Rt). A pandemia em território nacional, que pela primeira vez apresentava crescimento lento, voltou ao patamar de expansão acelerada da doença, o pior nível. A avaliação calcula que o Rt brasileiro é de 1,08, ou seja, cada grupo de 100 infectados transmite o vírus para outras 108 pessoas.

Na análise anterior, o Brasil chegou perto de conseguir alcançar o controle da transmissão, com Rt de 1,01. Taxas abaixo de 1 retiram o país do nível de descontrole. No último fechamento, registrou 319.653 casos e 7.677 mortes. Anteriormente o acumulado foi de 235.010 infecções e 7.303 óbitos. Com isso, o país se mantém pela 14ª semana entre os países com transmissão ativa, sendo a nação das Américas com maior tempo de permanência neste patamar. No rol dos 58 países avaliados por registrar transmissão ativa, o Brasil tem a 25ª pior marca.

O pesquisador José Alexandre Diniz Filho, professor do departamento de ecologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que a taxa de transmissão é fundamental para auxiliar na definição da flexibilização, capacitação das unidades de saúde e projeções. “Esses indicadores em macro-escala, baseados em telefonia celular, estão capturando o padrão geral de mobilidade da população. Há outros fatores que podem ser importantes para controlar o número de transmissões, como o uso de máscaras, ausência de aglomerações, medidas de higiene pessoal, mas os vários estudos mostram que tudo isso é mais efetivo quando há, também, uma redução da mobilidade da população, que é realmente o que esses índices estão medindo”.

Diniz lidera um grupo de pesquisadores que se debruça em aferir a interlocução entre os diferentes fatores de prevenção. O grupo relacionou o número médio de transmissões (Rt) da covid-19 e o índice de isolamento social (inloco) de Goiás em um artigo ainda sem revisão de pares e, portanto, sujeito a alterações. Eles concluíram que as medidas de distanciamento social reduzem efetivamente o número de reprodução da covid-19, ainda que seja precoce mensurar o quanto, já que fatores como o uso de máscaras e higienização entram na balança. “Todos os efeitos combinados tendem a reduzir as transmissões. Mostramos no artigo que, em Goiás, só esse fator explica mais de 50% da variação no número de transmissões e essa correlação aparece principalmente das maiores cidades e com mais casos”, explicou.

Dificuldades:
O que faz com que a combinação das medidas e a verificação da eficácia seja tão complexa é a novidade do vírus e seu poder de propagação, aliado com as altas taxas de letalidade. “Essa é uma epidemia de difícil controle, por ser altamente transmissível, contar com pessoas assintomáticas e pré-sintomáticas que ficam perpetuando a transmissão. O vírus ainda não está controlado e as medidas de controle que não foram tomadas lá no início precisam ser incorporadas enquanto a epidemia está ativa”, alertou o especialista em gestão da saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Adriano Massuda.
 
Segundo o especialista, a única maneira de bloquear a epidemia é o diagnóstico precoce de casos aliado ao isolamento dos infectados e ao rastreamento dos contatos. “Em doenças transmissíveis com caráter epidêmico, é preciso olhar a taxa de transmissão e as taxas de morbidade e letalidade. As ações de saúde pública possíveis para essas doenças são a vacina, provocando uma imunidade artificial, e o bloqueio da transmissão. A mais antiga delas é a quarentena: o jeito de promover o controle da transmissão, um conhecimento secular, como a humanidade aprendeu a enfrentar as doenças epidêmicas. Lamentavelmente, temos um sistema de saúde que poderia estar sendo utilizado de uma melhor maneira para bloquear a doença, mas está faltando coordenação”, criticou.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/

Carro da PM bate em ônibus durante perseguição, fica destruído e suspeitos conseguem fugir em Natal

Caso aconteceu na noite desta quarta-feira (29) no bairro Alecrim, na Zona Leste. Ninguém ficou ferido.
Carro da PM ficou com frente destruída após bater em ônibus durante perseguição policial em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi
Um carro do 1º Batalhão da Polícia Militar que estava em perseguição a suspeitos bateu em um ônibus e ficou com a parte dianteira completamente destruída. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (29) no cruzamento da Avenida Presidente José Bento (Avenida 3) e a Rua dos Canindés (Avenida 6), no bairro Alecrim, Zona Leste da capital potiguar. Ninguém ficou ferido.

Três militares perseguiam suspeitos em uma motocicleta possivelmente roubada. Eles receberam denúncias que a dupla estava praticando assaltos no bairro Alecrim. Durante a ação, a moto cruzou o sinal vermelho.

O policial que dirigia a viatura disse que freou, mas a roda traseira travou e a viatura bateu violentamente no ônibus, que tinha cerca de 40 passageiros.

Com a batida, os bandidos na moto conseguiram fugir da perseguição e não foram mais localizados.

Viaturas de outras áreas estiveram no local e agentes da Secretaria de Trânsito foram chamados para registrar a ocorrência. Um reboque também foi acionado para retirar o carro da PM do meio do cruzamento.

Fonte: G1 RN

quarta-feira, 29 de julho de 2020

TANGARÁ ULTRAPASSA A MARCA DE DUZENTOS CASOS DE COVID-19. CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO ATUALIZADO NESTA QUARTA-FEIRA (29)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz;
* Evitem aglomerações.

Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200

Nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, e terá como personagem o lobo-guará. Previsão é que entre em circulação no final de agosto.
Por Alexandro Martello, G1 — Brasília
O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020.

Até a última atualização desta reportagem, o Banco Central ainda não tinha divulgado a imagem da nova cédula.

Atualmente, há cinco tipos de cédulas em circulação: R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.

Neste mês, o governo um gasto extra de R$ 437 milhões para impressão de cédulas, com o objetivo de imprimir R$ 100 bilhões adicionais em dinheiro de papel.

De acordo com a área econômica, a crise do novo coronavírus foi um dos motivos para o aumento da procura. A pandemia levou as pessoas a "entesourarem" recursos em casa, ou seja, manter reserva em cédulas.

Outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie.

Fonte: G1 


CORONAVÍRUS: Lacen/RN receberá R$ 5,3 milhões do Ministério da Saúde

O Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen RN) receberá R$ 5.301.344,49 do Ministério da Saúde, de acordo com uma portaria publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (28).
FOTO: DIVULGAÇÃO
Além do RN, todos os demais estados e também o Distrito Federal receberão repasses. O valor total do montante autorizado pelo Governo para todo o país é de R$ 120,2 milhões. A portaria foi publicada dias após uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrar que o Ministério da Saúde gastou menos de um terço da verba disponível para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O Lacen/RN, juntamente com o laboratório do Instituto de Medicina Tropical, que é ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza testes para a detecção da Covid-19 no estado. Até a quarta-feira passada (22), segundo o próprio Lacen, haviam sido feitos 21.584 exames do tipo RT-PCR (que tem maior precisão no resultado), com um total de 10.152 positivos.

O número representava 22% dos 45.184 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus até aquela data. O restante das confirmações provinham de testes sorológicos, os exames rápidos, que avaliam a presença de anticorpos no organismo.

Fonte: https://blog.flaviomarinho.com.br/

Fundador da banda Renato e seus Blue Caps morre aos 76 anos

Renato Barros estava internado desde o dia 17 para uma cirurgia
O músico Renato Barros, fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps, morreu ontem (28), aos 76 anos, no Rio de Janeiro. Segundo Erika Barros, filha do artista, o corpo será velado às 13h30 na capela 8 do Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio, e será cremado às 15h30.

Ele estava internado desde o último dia 17 para a realização de uma cirurgia de dissecção da aorta. Erika homenageou o pai publicando em seu perfil, na rede social facebook, a letra da música Não te Esquecerei, versão de Renato e seus Blue Caps para a música California Dreaming, do grupo The Mamas and the Papas.

O baixista Bruno Sanson também homenageou o líder da banda em seu perfil no facebook. “Ele precisou partir dessa vez. Renato Barros, você foi descansar e nós aqui estamos de luto por sua partida. Dói, mas entendemos que você não suportava mais o sofrimento e precisava ir. Dói, mas podemos ser gratos por todo o legado que você nos deixou. Nós, companheiros de palco e de estrada, amigos, parceiros, somos gratos por todos os anos de parceria. Lutamos juntos por dignidade, por respeito à sua história grandiosa na música brasileira. Nós aqui, neste momento, só podemos orar para que você encontre seu caminho e seja bem recebido e acolhido nas camadas espirituais. A história de Renato e Seus Blue Caps jamais será esquecida”.
Renato fundou a banda no fim da década de 50, com seus irmãos Ed Wilson e Paulo César Barros, e com os músicos Euclides de Paula e Gelson. O grupo lançou seu primeiro disco em 1962 e logo se tornou um sucesso no movimento musical da Jovem Guarda.

Desde então, vários músicos passaram pela banda, entre eles Erasmo Carlos, que substituiu Ed Wilson quando ele deixou o grupo em 1963 para tentar carreira solo.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

terça-feira, 28 de julho de 2020

TANGARÁ REGISTRA NOVOS CASOS DE COVID-19. CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO ATUALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA (28)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.
* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz;
* Evitem aglomerações.

Programa de fomento à radiodifusão comunitária no RN é aprovado pela Assembleia Legislativa

As rádios comunitárias do Rio Grande do Norte poderão contar com novos incentivos, em breve. Foi aprovado por unanimidade na sessão remota da Assembleia Legislativa desta terça (28), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) que institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Norte.

"Nosso objetivo é fortalecer a comunicação comunitária no Estado através da radiodifusão, promovendo a difusão do jornalismo, da cultura local e das atividades esportivas, em interatividade com as comunidades atendidas. Queremos que este segmento cresça e se desenvolva de forma a democratizar ainda mais a comunicação, especialmente nas cidades do interior", explica o deputado Ubaldo Fernandes. 

O parlamentar desenvolveu o projeto atendendo o apelo da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Seção RN (ABRAÇO), para que esta política fosse implementada no Rio Grande do Norte, sem ferir a legislação nacional. "Temos aproximadamente 80 rádios comunitárias em todo RN, que a partir da sanção desta lei, poderão participar de editais públicos promovidos pela Secretaria de Cultura", ressalta o parlamentar. O projeto segue agora para apreciação da governadora do Estado, Fátima Bezerra, que em conversas anteriores se mostrou favorável à matéria.

Telespectadora processa Globo por “causar pânico” durante a pandemia

A Globo ganhou muitos “haters”, pessoas que criticam o trabalho do Jornalismo da emissora, durante a pandemia do coronavírus –como o caso da mulher que invadiu uma transmissão para dizer que a emissora mentia. Mas uma telespectadora foi além. Ela entrou com liminar contra a emissora por ser contra a maneira com que os telejornais divulgam os números da Covid-19 e por achar que isso causa pânico na população.

Em São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro, uma mulher chamada Rosemary Matias de Lima entrou com a ação judicial em junho para solicitar que a Globo mudasse a forma de divulgar as estatísticas sobre os casos confirmados e óbitos pelo novo coronavírus.

Rosemary considerou que a emissora deveria divulgar somente os números diários sobre a doença, e não os dados acumulados desde o início da pandemia (os telejornais da Globo oferecem ambos os tipos de informação).

A telespectadora alegou que, por divulgar os números acumulados de casos e mortos, a Globo faltaria com dignidade às pessoas; que os dados divulgados seriam contraditórios e não dariam a exata dimensão da doença; que a emissora passaria a ideia de que a pandemia torna-se mais intensa a cada dia e que, consequentemente, essa forma de divulgação geraria pânico na população.

Também deu a entender que a Globo estava lhe prejudicando pessoalmente: segundo ela, ao dar informações tão preocupantes sobre o coronavírus, a emissora causa insegurança e mal-estar em todos os brasileiros e compromete medidas governamentais. Isso a abalava no sentido de que estava impedida de exercer seu trabalho como saladeira (pessoa que prepara saladas num restaurante).

O caso foi avaliado pela juíza Paula de Menezes Caldas, da 49ª Vara Cível, no Rio de Janeiro. Ela considerou que Rosemary por si só não tem legitimidade para defender os interesses de toda a sociedade ou de todos os profissionais da saúde. Além do fato de que a Globo já divulga os dados sobre a Covid-19 tanto de forma cumulativa quanto diária.

Notícias da TV/Justiça Potiguar

Ex-prefeito de Serra de São Bento é condenado por não repassar documentos durante a transição de governo

O Grupo de Apoio às Metas do CNJ condenou o ex-prefeito do Município de Serra de São Bento, Francisco Erasmo de Morais, por cometimento de ato de improbidade administrativa consistente na ausência de transparência durante a transição de governo no Município de Serra de São Bento. O ex-prefeito deixou de efetuar a entrega de documentos exigidos em Resolução do TCE. A denúncia foi feita pela equipe de transição.

O Grupo condenou Francisco Erasmo nas sanções de: pagamento de multa civil, em favor da municipalidade de três vezes o valor da remuneração percebida à época quando exercia o cargo de Prefeito, acrescido de juros e atualização monetária; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Já o membro da equipe de transição de governo, que representou a Prefeitura Municipal de Serra de São Bento à época, Francisco Alex Sandro de Lima, que chegou a ser incluído na ação judicial, teve a acusação julgada improcedente. A Justiça entendeu que ele, na condição de membro da equipe de transição, esteva impossibilitado de entregar os documentos porque não se encontravam em sua posse.

O Ministério Público Estadual sustentou em sua denúncia que os acusados, na condição, à época, de prefeito do Município de Serra de São Bento e secretário de Turismo, respectivamente, deixaram de apresentar, dentre outros, os seguintes documentos: lei de diretrizes orçamentárias; termo de conferência de saldos em bancos; conciliação bancária; demonstrativos da dívida fundada interna; relação dos convênios e contratos em execução; relação de precatórios pendentes de pagamentos e processos licitatórios do ano de 2012.

Ao se defender, Francisco Erasmo de Morais afirmou que entregou os documentos referentes aos anos em que esteve à frente da edilidade, ou seja, disse ter entregue os documentos exigidos nos termos da Resolução nº 027/2012 – TCE, bem como defendeu a inexistência de dolo, má-fé, prejuízo ao erário e ato ímprobo. Assim, requereu a improcedência do pedido. Já Francisco Alex Sandro de Lima não apresentou defesa.

Decisão

Para o Grupo, quanto à conduta perpetrada por Francisco Erasmo de Morais, ficou demonstrado que ele, na qualidade de prefeito, à época, do Município de Serra de São Bento, deixou de efetuar a entrega dos documentos apontados no Relatório circunstanciado realizado pela equipe de transição.

Considerou a alegação da equipe de transição que ressaltou que a Prefeitura foi entregue em situação caótica, enfatizando a ausência dos processos de empenho e pagamento de despesas de dezembro de 2012, bem como da folha de pagamento daquele mês, além de todos os processos licitatórios do ano de 2012.

Ainda segundo registrou a equipe de transição, os computadores com todos os dados da edilidade encontravam-se formatados e que documentos públicos, como contratos e movimentações financeiras, foram queimados. O Grupo observou também, através das fotografias e filmagens anexados aos autos que houve depredação de prédios e bens pertencentes ao Município de Serra de São Bento.

Observou ainda que, embora esse não seja o centro da questão analisada da ação judicial, não se pode deixar de considerar que os documentos, objeto da demanda analisada, integram o patrimônio público e que, diante do estado de desorganização administrativa, reforça a afirmativa de que efetivamente não foram entregues à equipe de transição, em violação à Resolução nº 027/2012 – TCE.

“Desse modo, as provas demonstram o descumprimento da Resolução nº 027/2012 – TCE e o do art. 1º, § 1º, da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), em virtude de não terem sido entregues diversos documentos essencial à gestão municipal”, concluiu.

(Processo nº 0100327-93.2013.8.20.0153)
Fonte: Portal do Judiciário

Corpo é encontrado enterrado em área de dunas na Zona Norte de Natal

Vítima ainda não foi identificada. Policiais militares chegaram ao ponto exato após denúncias anônimas.
Corpo estava enterrado em trecho em meio às dunas na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Por Inter TV Cabugi
Um corpo ainda não identificado foi encontrado no fim da tarde desta segunda-feira (27) num matagal em uma área de dunas de difícil acesso na Zona Norte de Natal. A vítima, que a Polícia Militar acredita que seja um homem, estava enterrada e foi preciso cavar para encontrá-la. Os policiais militares chegaram ao ponto exato da cova após denúncias anônimas recebidas.

O acesso ao local onde o corpo foi encontrado foi complicado, segundo a Polícia Militar. O trecho de matagal fica em uma área de dunas entre a Comunidade da África, na Redinha, e o prolongamento da Avenida Moema Tinoco, que é próximo a um afluente do Rio Doce. Foi preciso, portanto, atravessar as dunas e depois ainda caminhar a pé em meio ao matagal para chegar ao ponto exato.

O corpo da vítima ainda não foi identificado. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) foram chamados para auxiliar na escavação e retirada do corpo da cova para que nenhuma prova seja destruída.

Só após autópsia do Itep é que o corpo será identificado e a forma pela qual a vítima foi morta será definida. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foi acionada e vai investigar o crime.

Fonte: G1 RN

Centro de Zoonoses do RN encontra morcego com vírus da Raiva e começa vacinação de cães e gatos em bairros de Natal

Animal foi o 9º infectado encontrado em 2020, na capital potiguar. Doença pode ser transmitida ao ser humano e provoca morte.
Morcegos podem transmitir Raiva para animais domésticos, segundo Centro de Controle de Zoonoses de Natal — Foto: CCZ Natal/Divulgação
Por G1 RN
Após encontrar um morcego infectado com o vírus da Raiva, o Centro de Controle de Zoonoses de Natal começa uma ação de vacinação contra a doença em gatos e cachorros de 16 ruas do bairro Barro Vermelho, a partir desta terça-feira (28). De acordo com o órgão, o "bloqueio vacinal" é importante porque a doença pode ser transmitida ao ser humano e causa a morte.

Segundo Dianaldo Lopes, coordenador das operações de campo do centro, o morcego encontrado semana passada foi o 9º registrado na capital potiguar em 2020.

"Eles já foram encontrados em várias regiões da cidade. A partir do momento que encontramos, nós traçamos um raio de 300 metros ao redor desse ponto onde ele foi capturado, às vezes até mais, para fazer o bloqueio vacinal dos cães e gatos, que têm mais contato com o humano", explicou.

O vírus da Raiva é transmitido entre os animais através de mordedura, arranhadura, ou mesmo contato da saliva com a pele. De acordo com o CCZ, quando transmitida aos humanos, a doença é mortal. Ainda não há cura descoberta. De acordo com Dianaldo, o objetivo das visitas é imunizar todos os animais domésticos da região.

Fonte: G1 RN