Compartilhamento:

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Polícia Civil deflagra Operação VETUS no RN

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso em todo o país.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI), divulgou, nesta sexta-feira (4), os resultados da Operação VETUS. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal. 

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O nome da operação, denominada “vetus”, significa idoso em latim. 

Desde então, a PC/RN já apurou mais de 251 denúncias e realizaram cerca de 246 visitas/diligências, que culminaram com a instauração de 41 procedimentos investigativos. Ao longo da operação, foram atendidas mais de 262 pessoas idosas vítimas de violência e efetivadas as prisões de 03 agressores. Estão sendo cumpridas, pelos policias civis, 18 medidas cautelares de proteção no Estado do Rio Grande do Norte. 

Até o momento, em todo o país, foram apuradas 10.702 denúncias, tendo sido realizadas 12.745 visitas/diligências e atendidas 11.658 vítimas, que resultaram na instauração de 3.085 Inquéritos Policiais e de 2.344 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Além disso, 765 medidas protetivas foram cumpridas e 447 pessoas foram presas. Participaram da operação cerca de 6003 policiais. 

No Rio Grande do Norte, a ação contou com o apoio das Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Mossoró) e a 1ª Delegacia Distrital de Mossoró, além das Delegacias Municipais de Jucurutu e São Tomé. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Natal (RN), 04 de dezembro de 2020.

POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA CIVIL DO RN - SECOMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário