quarta-feira, 14 de julho de 2021

Cosern e Nova Escola promovem formação on-line e gratuita sobre consumo consciente de energia para professores potiguares

A Cosern, empresa da Neoenergia, e a Nova Escola, negócio social voltado a oferecer recursos para educadores e a melhorar a Educação pública no Brasil, estão promovendo uma formação on line e gratuita para os professores potiguares sobre o consumo consciente de energia elétrica.

A formação – uma ampliação do projeto Educação com Energia da Cosern – faz parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Aneel, e será ministrada no site da Nova Escola (www.novaescola.org.br).

Os conteúdos sobre energia elétrica que serão abordados na formação estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia o ensino no Brasil. O objetivo é impactar professores e cerca de 600 mil estudantes do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal, locais de atuação das distribuidoras da Neoenergia.

“Buscamos, com a capacitação dos professores, estimular as metodologias de aprendizagem baseada em problemas e design thinking, além das competências previstas na BNCC”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

“O projeto Educação com Energia é também um investimento no futuro porque estamos levando a eficiência energética para escolas e, dessa forma, contribuindo com a formação de gerações sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”, complementa a gerente.

Capacitação on-line

Os professores das áreas de concessão poderão participar de uma trilha formativa autoinstrucional, com três aulas ao vivo cuja gravação será disponibilizada a todos os participantes no site da Nova Escola a partir de julho.

Além das aulas, os professores terão acesso a uma comunidade digital para interação e um Nova Escola Box, com conteúdos digitais e sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Entre os conteúdos, está o e-book “A matriz energética do Brasil”, atividades de ciências e geografia sobre fontes renováveis como solar e hidráulica, entre outros materiais.

A iniciativa oferecerá ainda a 100 professores selecionados nas redes parceiras da Neoenergia uma tutoria para realização de projetos sobre o tema, com acompanhamento de especialistas. Os melhores projetos serão divulgados pela Nova Escola.

Aprendizagem

Todos os conteúdos utilizam as diretrizes pedagógicas do projeto Energia que Transforma, criado para integrar a eficiência energética em diversas disciplinas, estimulando a contextualização e a autonomia dos estudantes. Somada a essa metodologia, a iniciativa incentiva entre os professores as metodologias ativas e possui sinergia com as competências e habilidades previstas na BNCC.

De acordo com a BNCCbase nacional, alunos dos anos finais do ensino fundamental devem ter acesso ao conceito de energia, incluindo as fontes e as formas de geração de energia elétrica, a potência dos equipamentos, cálculo de consumo de energia e a conscientização sobre a responsabilidade de cada um no seu uso.

O projeto já era realizado com base no Energia que Transforma desde 2014. Até 2020, as formações aconteciam em formato presencial, mas, devido à pandemia de covid-19, as atividades precisaram ser adaptadas para os meios digitais. No ano passado, foram realizadas ações de capacitação de educadores com a plataforma EAD educacaocomenergia.com.br em projeto piloto em parceria com o Instituto Crescer, na Bahia e em São Paulo – áreas de atuação da Coelba e da Elektro. Ao todo, foram formados 2.202 educadores on-line.

Fonte: Blog da Juliska

Nenhum comentário:

Postar um comentário