Sabemos que os períodos de estiagem trazem graves consequências para a população rural do nosso município, principalmente quando se diz respeito à água.
Devido à estiagem, os pastos foram escasseando, tornando-se insuficiente para alimentar os rebanhos, ocasionando as mortandades de animais, especialmente bovinos, e o acesso da população às reservas hídricas para consumo próprio, seja para higiene ou alimentação.
Diante disto, a Prefeitura Municipal não mediu esforços para a resolução dos problemas das famílias das áreas rurais de Tangará. Em 04 de Fevereiro deste ano, início da atual gestão, após visitas técnicas às comunidades do campo, o Prefeito Doutor Airton publicou o Decreto Nº 06/2021, declarando situação de emergência no município devido à estiagem.
Graças ao trabalho incansável do Coordenador de Defesa Civil, Ozean Faustino Lourenço, como também do subcoordenador, José Aracildo da Silva, Tangará obteve o reconhecimento federal e com isso passou a ser inclusa na “Operação Carro Pipa” do Governo Federal.
Tal inclusão concebida pós a iniciativa da Prefeitura em declarar situação de emergência, possibilita hoje ao município o abastecimento de água via 3 caminhões-pipa do Programa do Governo Federal.
Além dos caminhões da Operação Carro Pipa, a Prefeitura Municipal de Tangará recuperou o caminhão do município, que agora está servindo à população: distribuindo água limpa e de boa qualidade na zona rural, atendendo as necessidades das pessoas e também dos animais.
Por determinação do Prefeito Doutor Airton, foi realizada uma Dispensa de Licitação para 500 Carradas de Água, o que já proporcionou que fossem atendidas até o presente momento, aproximadamente 250 cisternas, beneficiando diretamente mais de 250 famílias. Atualmente são cerca de 1.500 pessoas que foram beneficiadas pela força-tarefa dos caminhões-pipa do programa do Governo Federal com o caminhão-pipa municipal de Tangará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário