domingo, 15 de agosto de 2021

Morre Dr. Caoa, o homem que transformou a Hyundai e a Chery

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, cujo nome forma a sigla Caoa, morre aos 77 anos e deixa legado importantíssimo para Chery e Hyundai.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa.Foto: Caoa Hyundai / Divulgação
O fundador do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, morreu na madrugada deste sábado (14) em São Paulo, aos 77 anos. O empresário deixa um importante legado para a indústria automobilística, notadamente para as marcas Caoa Chery e Hyundai. Ele também era importador de carros da Subaru e lançou a Renault no Brasil, além de ser o maior distribuidor Ford da América do Sul.

“Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, disse a diretoria do Grupo Caoa numa nota. O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30. A empresa continuará sendo administrada com os mesmos executivos, pois tinha um plano de sucessão e governança. Carlos Alberto de Oliveira Andrade era médico de formação, mas desde 1979 atuava na indústria automobilística.

O início aconteceu em Campina Grande (PB), quando ele foi comprar um Ford Landau e não gostou do atendimento recebido. Decidiu então comprar a concessionária e mudar a forma de trabalhar. De lá para cá, Carlos Alberto de Oliveira Andrade se transformou no maior distribuidor Ford da América Latina. Depois se tornou importador da Renault, da Hyundai e da Subaru.
O sucesso nas estratégias comerciais e pós-venda foi tão grande que Carlos Alberto de Oliveira Andrade passou a ser chamado simplesmente por Caoa, siga de seu nome, ou Dr. Carlos (internamente) e Dr. Caoa. Como industrial, passou a fabricar carros da coreana Hyundai e da chinesa Chery, que passou a se chamar Caoa Chery.

A primeira experiência de Caoa como fabricante foi nos anos 1990, como representante da Renault. Nessa época, enfrentou a má vontade do consumidor brasileiro com carros franceses. Quando a Renault decidiu assumir a operação no Brasil, Caoa ficou sem marca.

Dr. Caoa era um executivo brilhante e extremamente ousado. Sua primeira experiência como importador aconteceu nos anos 1990, quando trouxe os carros da francesa Renault para o Brasil. Entretanto, a parceria terminou em litígio quando a Renault decidiu fabricar carros por conta própria. Caoa então entrou comprar a representação da japonesa Mitsubishi dos empresários Eduardo de Souza Ramos e Paulo Ferraz, mas não conseguiu.

Fonte: https://www.terra.com.br/

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