segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

TANGARÁ, A TERRA DO PASTEL AMANHECEU COM CÉU NA COR AVERMELHADA. VEJA O QUE CAUSOU ESSE FENÔMENO

Em Tangará o fenômeno chamou a então de quem acordou cedo na manhã desta segunda-feira 07 de fevereiro de 2022, nas imagens registradas por mim logo cedo quando sai para pedalar é possível ver a grandeza deste fenômeno, causado por nuvem de gás, vapor e cinzas lançada por explosão vulcânica.

Segundo matéria publicada no Portal Correio.com.br, o fenômeno aconteceu por conta das cinzas do vulcão na ilha de Tonga (Reino Polinésio com mais de 170 ilhas), localizado no Pacífico Sul e que chegou ao Brasil  há mais de uma semana, sendo visto em vários estados.


Confira a matéria do portal Correio.
"Nuvem de gás, vapor e cinzas lançada por explosão vulcânica chegou ao Brasil há mais de uma semana. 

"A erupção de um vulcão na ilha de Tonga, no Oceano Pacífico, pode ser a responsável por uma sutil, mas perceptível mudança na coloração do céu na Paraíba nos últimos dias. O fenômeno também foi registrado em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, e em todo o sul do Brasil".

A explosão do vulcão, que segundo especialistas foi aproximadamente 100 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima, lançou partículas nas camadas mais altas da atmosfera. É o que explica o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Robson de Souza Nascimento, doutor em Meteorologia.

Com a circulação de ar que atua no mundo inteiro, o ar se eleva para as altas camadas da atmosfera e se desloca para várias regiões do globo, transportando umidade e, no caso do vulcão, as cinzas vulcânicas”, disse.

Assim como a chuva, que reflete a cor do Sol e forma o arco-íris, as partículas do vulcão, ou aerossóis, refletem a luz solar e por isso alteram a cor do céu. “O mesmo fenômeno pode ser observado quando há grandes queimadas”, afirma Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário