sexta-feira, 25 de março de 2022

Anticoncepcional masculino alcança 99% de eficácia em testes em animais, anunciam cientistas


Legenda: Em camundongos, o remédio reduziu drasticamente a contagem de espermatozoides e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez Foto: Shutterstock
Escrito por Diário do Nordeste e AFP
Cientistas informaram, nesta quarta-feira (23), ter desenvolvido uma pílula anticoncepcional masculina que mostrou ser 99% eficaz em camundongos — sem provocar efeitos colaterais. Os testes em humanos podem começar até dezembro deste ano.

As descobertas sobre este contraceptivo serão apresentados na reunião de primavera da American Chemical Society e representam um marco na oferta de métodos de controle de natalidade e responsabilidades para os homens. Desde que a pílula anticoncepcional para mulheres foi aprovada, na década de 1960, os pesquisadores têm interesse em desenvolver o equivalente masculino.

"Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contraceptiva com suas parceiras", afirmou Abdullah Al Noman, da Universidade de Minnesota, encarregado de apresentar a pesquisa.

MÉTODO PARA HOMENS:
Até agora, apenas preservativo e a vasectomia estão entre os métodos disponíveis para os homens. No caso da vasectomia, a cirurgia reversível é cara e nem sempre bem-sucedida.

A pílula feminina usa hormônios para alterar o ciclo menstrual, e os esforços históricos para desenvolver um equivalente masculino se concentraram no hormônio da testosterona. O problema com essa abordagem, no entanto, é que ela tem efeitos colaterais como ganho de peso, depressão e aumento dos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o que aumenta o risco de doença cardíaca.

A pílula feminina também traz efeitos colaterais, incluindo riscos de coagulação do sangue, mas diante da possibilidade de engravidar na ausência de um método contraceptivo, o cálculo do risco é diferente.

Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário