Compartilhamento:

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante é exonerado do cargo

Jalmir Simões deixou o cargo na terça-feira (20), segundo publicação no Diário Oficial do Município.
Sede Prefeitura São Gonçalo do Amarante RN — Foto: Júnior Santos
Por g1 RN
O secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante foi exonerado do cargo na terça-feira (20), de acordo com portaria publicada no Diário Oficial do município da região metropolitana de Natal.

A exoneração ocorreu um dia após a Polícia Federal deflagrar uma operação que investiga contratos firmados pelo município durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021.

O g1 RN procurou Jalmir Simões e a assessoria de comunicação da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, mas as ligações não foram atendidas até a última atualização desta matéria.

Na mesma edição do Diário Oficial, o prefeito da cidade, Eraldo Paiva (PT), nomeou a odontóloga Aldenisia Alves Albuquerque Barbosa para o cargo de secretária municipal de Saúde.

Operação
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram a Operação Lectus II na manhã de segunda-feira (19), para investigar suposto caso de corrupção e lavagem de dinheiro em ações de dispensas de licitações no município. A PF não divulgou os alvos dos mandatos.

Os contratos investigados envolvem fornecimento de equipamentos e mão de obra para o Hospital de Campanha criado pela prefeitura durante a pandemia da Covid-19.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Gonçalo do Amarante, Natal e Ouro Branco.

Irregularidades entre 2020 e 2021
Em nota encaminhada ao g1, no dia da operação, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante disse que as possíveis irregularidades teriam ocorrido em contratos na área da saúde, executados e pagos no período de 2020 - 2021, durante a gestão do ex-prefeito Paulo Emídio.

Ainda de acordo com a nota, o atual prefeito Eraldo Paiva determinou ao Secretário Municipal de Saúde, Jalmir Simões, fornecesse todas as informações necessárias aos órgãos de controle.

"A atual administração, pautada pela transparência e correção dos atos, estará à disposição de todo e qualquer esclarecimento sobre o ocorrido", disse.

Eraldo Paiva era vice-prefeito e assumiu a gestão municipal em maio de 2022 após a morte de Paulo Emídio. Na época, Jalmir Simões já era o secretário de Saúde.

Fonte: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário