Compartilhamento:

sábado, 12 de novembro de 2022

Governo acredita que furtaram placas da ponte Newton Navarro

Espaço entre os trechos da Ponte Newton Navarro tem entre 10 e 12 centímetros - Foto:http://arquivos.tribunadonorte.com.br
Uma imagem tem chamado a atenção dos natalenses recentemente: juntas de dilatação da Ponte Newton Navarro estão sem a proteção de metal em trechos de passagem de pedestres. Com isso, quem transita pelo equipamento se assusta com a lacuna descoberta que dá visão ao mar. O subsecretário de Obras do Estado, Adalberto Aguiar, acredita que as placas de metal tenham sido furtadas do local. O serviço para solução do problema ainda não tem prazo definido.

Há um trecho em cada um dos lados da ponte onde uma junta de dilatação está sem a placa de proteção para o pedestre. A largura do espaçamento tem cerca de 10 a 12 centímetros. Apesar do risco para quem passa pelo local de maneira desatenta, é importante frisar que isso não representa dano estrutural ao equipamento. Como explica Adalberto Aguiar, esses espaçamentos fazem parte do projeto de uma ponte dessa magnitude.

“Não há nenhum risco [estrutural]. Isso é um detalhe construtivo que permite que você a movimente adequadamente, é previsto em cálculo estrutural. Você prevê a junta para não ter um elemento totalmente rígido, que aí teria que ter um equipamento muito mais robusto”, explicou o subsecretário.

No entanto, há risco para quem caminha se machucar ao pisar em falso, por exemplo, como diz o voluntário do projeto social Sentinelas de Cristo, Jonas Oliveira, 35 anos. Ele passa pela ponte periodicamente, para fazer o trabalho social de combate ao suicídio. A lacuna aberta pode causar acidentes, segundo Jonas. “É perigoso. Se a pessoa vier descuidada e bater o pé no buraco pode torcer o tornozelo”.

Para a reposição da peça de proteção dos espaços entre as plataformas de concreto, a Secretaria de Infraestrutura vai avaliar uma maneira de fazer o serviço, evitando que a nova placa possa ser removida. Uma reunião na pasta está prevista para a próxima quarta-feira (16), após o feriadão da Proclamação da República.

Via de acesso da zona Norte da capital potiguar às demais áreas da cidade, a Ponte Newton Navarro passou a ser mais utilizada depois do início das obras na Ponte de Igapó. Entre carros, caminhões, ônibus e motos, há também pedestres e ciclistas que usam o equipamento justamente na área em que as proteções foram removidas.

Sem saber precisar há quantos dias as placas de metal foram retiradas do local, o funcionário de restaurante Felipe Nascimento, 32 anos, afirmou que a divisória das plataformas já se encontrava assim há algum tempo. Morador da zona Norte de Natal, mas trabalhando do outro lado da ponte, o trabalhador ficou assustado com o tamanho da abertura no corredor de pedestres nessa sexta-feira (11) ao passar pela Newton Navarro.

“Se você vacilar, o seu pé entra aí. Se for uma criança é um perigo até de cair aqui. Isso aqui para mim é um risco. Então é algo muito sério para se ver e quem é responsável vir para fazer uma fiscalização porque está sério o negócio. Eu passei aqui agora e chega fiquei com medo”, disse Felipe Nascimento. O trabalhador usa a ponte para ir e voltar do serviço de segunda-feira a sábado.

A lacuna aberta no sentido zona Norte-Praia do Meio ainda tem fitas de isolamento sinalizando que as juntas de proteção do trecho estão sem a proteção. Já no sentido inverso, o local onde a placa de metal foi removida não tem nenhuma sinalização para quem passa por lá.

 Para a resolução do serviço, um engenheiro da Secretaria de Infraestrutura já fez vistoria técnica no local para identificar e quantificar o dano causado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário