As atividades nos bancos privados voltam a partir da próxima segunda-feira (14), enquanto a greve nos bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, deve continuar. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite dessa sexta-feira (11) no prédio onde funcionava o Colégio Imaculada Conceição (CIC). Ainda na segunda-feira, haverá uma nova assembleia no CIC às 17h para definir a situação dos bancos públicos.
A categoria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 8% para os funcionários e elevação do piso em 8,5%, mesmo que o pedido inicial fosse de um reajuste de 11,93% e outras reivindicações financeiras. Porém, os bancos querem que os servidores reponham até março de 2014 as horas não trabalhadas durante a greve deste ano, enquanto os funcionários querem que os moldes para reposição sejam os mesmos da greve do ano passado.
A greve dos bancários do RN segue uma tendência nacional de paralisação da categoria. Ao mesmo tempo, bancários de todo o Brasil entraram e voltaram ao trabalho. Os bancários da Grande São Paulo também decidiram aceitar a proposta da Fenaban e voltar ao trabalho na segunda-feira. No interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as assembleias foram feitas pela manhã e os bancos já estão funcionando normalmente.
Veja alguns meios normais e alternativos para atendimento:
• Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talonários de cheques, créditos de celulares, etc.
• Bankfones e internet banking: por esses canais (telefone e internet) é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias, inclusive empréstimos.
• Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos têm convênios com lotéricas e algumas lojas de departamento e drogarias, onde se pode pagar contas de consumo (água, telefone, energia elétrica, gás, etc.), entre outros serviços.
• Débitos automáticos: os débitos em conta-corrente (débitos automáticos) são de responsabilidade exclusiva dos bancos, devendo ser efetuados regularmente, desde que haja saldo na conta.
• Conta-salário: só recebe créditos da empresa ou fonte pagadora e não pode ser utilizada para débitos decorrentes da quitação de contas de consumo, títulos, boletos bancários, impostos e taxas. As pessoas não podem ser impedidas de ter acesso ao seu salário.
Alterado às 22h08 para acréscimo de informação. Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário