Compartilhamento:

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Coronel dos Bombeiros fazia projetos que seriam aprovados por ele, diz MP

Coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa foi preso nesta quarta (17) em Natal.
Fraude na emissão de 'Habite-se' ocorre desde 2004, segundo MP.


Mandados de busca também foram cumpridos na Diretoria de Engenharia e Operações do Corpo de Bombeiros do RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Mandados de busca também foram cumpridos na
Diretoria de Engenharia e Operações do Corpo de
Bombeiros  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O esquema de fraudes na emissão de 'Habite-se' no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte existe desde 2004, de acordo com o Ministério Público Estadual. O coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do RN, preso nesta quarta-feira (17), é suspeito de ser o líder do esquema de fraude.

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta (17), o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis esclareceu como funcionava o esquema na emissão do chamado 'Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar (AVCB) – popularmente conhecido como 'Habite-se'. Para conseguir o Habite-se, a construtora precisa apresentar um projeto de engenharia ao Corpo de Bombeiros que, depois de analisar o projeto e vistoriar a obra, emite ou não o documento.
De acordo com Rinaldo Reis, o coronel Carlos Kleber, atual diretor de Engenharia e Operações da corporação, elaborava os projetos de engenharia que seriam analisados pelo setor chefiado por ele. "Projetos que seriam analisados pelo Corpo de Bombeiros para emissão de Habite-se eram, na verdade, elaborados pelo próprio coronel através de empresas ligadas a ele. O coronel se valia disso para obter enriquecimento ilícito", disse o procurador.

Segundo ele, o coronel confirmou que outros engenheiros assinavam os projetos elaborados por ele. O procurador afirmou ainda que havia também um esquema para facilitar o andamento de projetos na Diretoria de Engenharia e Operações. "O processo do Habite-se é demorado e isso atrasa obras, traz prejuízos a construtoras, e através até de terceiros também o coronel atuava de modo a agilizar essa obtenção do Habite-se", disse.

O coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa está preso no comando da Polícia Militar. Além da prisão do coronel, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensões, sete mandados de condução coercitiva e dois afastamentos de função pública, os quais foram cumpridos nas cidades de Natal e Parnamirim.
G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário