Compartilhamento:

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Para o Banco Central, país está em recessão econômica

Prévia do PIB cai 0,81% no primeiro trimestre de 2015 e repete resultado ruim do fim de 2014.
Em cascata. Com vendas ruins no comércio, indústria nacional está produzindo menos; mercado de trabalho também está sendo afetado.
Brasília. Após ter registrado estagnação no ano passado, a economia brasileira iniciou o ano de 2015 apresentando recuo, segundo informações divulgadas nesta quinta pelo Banco Central (BC). No primeiro trimestre deste ano, a queda na atividade foi de 0,81% em relação aos três últimos meses de 2014, de acordo com o indicador IBC-Br da entidade. Nos três últimos meses do ano passado, o BC havia apurado recuo de 0,21% na atividade. Assim, como são dois trimestres seguidos de queda, acontece o que o mercado chama de recessão técnica.

O indicador do BC serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os dados que influenciam seu cálculo estão as pesquisas mensais da indústria e do comércio do IBGE. O PIB do trimestre oficial, medido pelo IBGE, será conhecido na próxima sexta-feira, dia 29 de maio. No quarto trimestre de 2014, o IBGE registrou expansão de 0,3%, mas o dado poderá ser revisto.

A economia já sente os reflexos dessa recessão neste ano. A indústria vem apresentado queda de produção. O recuo foi de 0,8% em março e 5,9% no primeiro trimestre. E essa situação se agrava com a queda nas vendas do comércio, que foi de 0,8% neste primeiro trimestre. E o mercado de trabalho sente. Vários setores estão demitindo e as taxas de desemprego aumentam no país. Mais de 384 mil vagas de trabalho foram fechadas entre abril de 2014 e abril deste ano, segundo o IBGE. 

Pelo critério adotado por alguns economistas, há uma recessão quando o PIB cai por dois ou três trimestres consecutivos. No acumulado nos últimos 12 meses, indicador do BC mostra queda de 1,26% na comparação com os 12 meses anteriores. Na comparação com o primeiro trimestre de 2014, o IBC-Br teve retração de 1,98% no primeiro trimestre. Os novos números mostram que, entre outubro do ano passado e março deste ano, houve queda na atividade em todos os meses, exceto em fevereiro, quando houve alta de 0,59% na comparação com o mês anterior. Em março, a queda foi de 1,07%, pior resultado desde junho do ano passado (-1,42%).

Serasa
Influenciado pela forte retração da indústria e recuo expressivo dos investimentos produtivos, o Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro caiu 1,3% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Indicador

Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta quinta. Segundo a instituição, foi o pior desempenho desde os três primeiros meses de 2009, quando a atividade produtiva do país acumulou recuo de 2,6%.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário