Compartilhamento:

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Campanha quer reunir 2,5 mil doadores de sangue em 15 dias para salvar 10 mil vidas POR


A campanha Heróis Doadores inicia as atividades de sua segunda edição ao longo desta semana. O lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira (14) na Inter TV Cabugi e as principais atividades devem ter continuidade até o dia 30 deste mês. O projeto foi pensado para abastecer os bancos de sangue que se encontram em estado crítico e é apoiado pelo NOVO. A meta inicial é de reunir 2.500 doadores, salvando 10 mil vidas. Paralelamente a campanha conta com ações de conscientização para que as pessoas entendam a importância da doação regular de sangue e os problemas com abastecimento sejam sanados efetivamente.

Sanzya Costa é uma das idealizadoras do projeto e explica a iniciativa tem como norte um trabalho de reeducação que se mantenha contínuo. “Nós acreditamos muito no potencial do projeto e na forma como nos unimos para isso. Além do en-volvimento durante a campanha também focamos na realização de palestras em empresas e escolas para que a doação se torne um hábito. Se as pessoas se mantêm como doadores não há problema de abastecimento”, ressalta a idealizadora.

O projeto tem como símbolo o número 4. Isso porque uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Em seguida vem uma série de coincidências numéricas que foi usada para impulsionar a campanha. Os homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem fazer doações a cada quatro meses. Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saú-de) se 4% da população doasse regularmente não haveria problemas no abastecimento dos bancos de sangue.

A diretora do Hemocentro do Rio Grande do Norte, Gilca Alves esteve presente na ceri-mônia de lançamento e ressaltou a importância da ação. “Estamos contando com o sucesso da iniciativa, pois o estoque está em situação crítica. Nós precisamos muito dessas doações e eu tenho certeza de que vai haver retorno para que possamos voltar a fazer a coleta”, declara.

Mesmo em seus dias iniciais, o projeto já começa a mostrar resultados positivos. O professor de Jiu jitsu e muay thai, Carlos Souza, tem quatro de seus alunos inscritos na etapa final da campanha, a Copa Heroes. O evento vai reunir os principais lutadores de UFC da cidade em uma ação que deve reunir mais de 300 doadores. Carlos afirma que nunca doou sangue mesmo sendo O positivo – tipo sanguíneo considerado doador universal. “Vai muito além da competição. Podemos ajudar outras pessoas. É algo que todo mundo pode precisar um dia. O envolvimento na campanha foi muito importante para a minha conscientização e agora eu pretendo me tornar um doador”, declara o professor.

Carlos por sua vez, possui o mesmo tipo sanguíneo de Maria Eduarda que tem 13 anos e também participa da campanha. Ela faz parte do vídeo de lançamento e conta sua história de como superou a leucemia, que foi diagnosticada quando ainda tinha 5 anos de idade.

“Eu precisei de várias doações de sangue e foi muito difícil para mim porque meu sangue é o negativo e é um sangue raro e difícil de receber, mas por outro lado quem tem pode doar para todo mundo. Então a pessoa que doou foi muito importante para mim. (...) Eu acredito que existem dois tipos de heróis, os da ficção e os da vida real. Os da ficção são aqueles que usam capas e tem super poderes. Os da vida real são aqueles que salvam vidas através da doação de sangue. É se encorajar porque você salva vidas. Cada doação é muito importante”, declara Maria Eduarda ao longo do vídeo produzido pelos organizadores do evento.

UMA CORRENTE DO BEM 

A campanha foi lançada em 2016 pela empresa 2ponto5 Marketing Social, em um processo de ressonância. No último ano o projeto teve sua primeira edição, idealizado pelos publicitários Marcos Arnoud e Sanzya Costa e pelo produtor Paulo Suassuna. A partir do sucesso da primeira campanha, os três se associaram para tirar lançar uma empresa voltada para promoção de ações sociais.

A partir disso surgiu a aproxi-madamente três meses a pioneira 2ponto5 Marketing Social. O conceito é de unir a iniciativa privada e os poderes públicos em iniciativas que possam solucionar questões sociais, com o intuito de aumentar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para um ambiente melhor. 

“O problema no abastecimento dos bancos de sangue é muito cobrado do governo, mas é uma questão que também depende de nós. É um projeto de mobilização e solidariedade ajudando a resolver um problema social que é de todo mundo”, declara Marcos.

Ainda de acordo com o sócio, apenas 20% das pessoas que se dirigem aos centros conseguem efetivar a doação devido aos rígidos critérios de segurança. O empresário ressalta ainda que é muito importante que mesmo sem conseguir doar as pessoas que estão saudáveis devem pro-curar os centros e influenciar outras pessoas a doar sangue.

“A gente tem dentro da gente uma coisa que pode salvar a vida de outra pessoa. Não só de uma, mas de quatro. Quem tem saúde precisa se conscientizar e vestir essa camisa e incentivar outras pessoas. Desta forma construímos uma corrente do bem e solucionamos o problema de abastecimento”, ressalta Marcos.

A campanha tem continuidade pelos próximos 15 dias com seis ações principais. A primeira delas acontece no dia 18, quando os membros do JeepClub devem sair em carreada pela cidade levando amigos e familiares para o Hemocentro.

No dia 22 de junho é a vez das academias parceiras que vão instalas esteiras no Midway Mall durante 24h, convocando seus alunos, atletas e transeuntes do shopping para correr. A ideia é de que as esteiras não parem e cada quilometro percorrido gera uma doação de R$ 5,00 para a liga contra o câncer.

No dia 25 do mesmo mês aproximadamente 150 motociclistas Harley-Davison farão o percurso entre a Arena das Dunas e o Hemocentro. Cada um deles deve levar uma pessoa na garupa para realizarem uma doação de sangue.

Paralelo a essas atividades, serão realizadas palestras em empresas e escolas. “A partir dos 16 anos o jovem já pode doar sangue, mas muitos deles não têm essa informação. Eu pesquisei em uma escola de ensino médio e dos 15 alunos perguntados apensa um sabia disso. O jovem é um grande disseminador de boas ações quando conscientizado sobre a importância delas”, explica Marcos Arnoud.

Os principais time de futebol da cidade, ABC e América também terão seus torcedores convocados. “Já que eles estão sempre competindo então vamos transformar essa competitividade em uma ação que pode ajudar outras pessoas”, brinca Marcos. A ideia é de que os torcedores se dirijam aos centros com a camisa do time para que seja contabilizado aquele que engajou mais pessoas.

A finalização acontece no dia 30, com a Copa Heroes. Os 32 melhores lutadores de UFC de Natal devem disputar em um evento com entrada gratuita na Arena das Dunas. Para participar, cada um dos competidores deve levar 10 possíveis doadores, somando 320 doações iniciais.

Ainda de acordo com Marcos, a proposta de encerramento também ajuda a desmistificar o preconceito que as pessoas têm com as lutas. “É comum que associem esportes de luta a violência, mas os esportes vão muito além embora existam lesões decorrentes das disputas”, explica Marcos.

Como fazer para entrar na corrente?

A doação de sangue precisa seguir alguns critérios tanto para garanti a segurança do doador quanto de quem vai receber a transfusão. 

Para ser um doador você precisa:
1 – Está em boas condições de saúde;
2 – Ter entre 16 e 69 anos;
3 – Pesar no mínimo 50Kg;
4 – Estar alimentado;
5 – Estar descansado e ter dormido pelo menos 6h na noite anterior;
6 - Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h;
7 - Portar documento oficial com foto.

Em Natal a Hemorrede conta com três postos de coleta descritos em seu site oficial. São eles:
1 – Hemocentro: Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol. Horário de funcionamento: 7h às 18h
2 – Posto de Coleta da Zona Norte: Av. Itapetinga 1430, Conjunto Santarém (Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveria Costa). Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h.
3 – Posto de Coleta da SESAP: Av. Deodoro, 730 (térreo da Secretaria Estadual de Saúde). Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
A Hemorrede também conta com postos no interior e unidades móveis que são utilizadas na campanha “O Hemonorte vai até você”. O veículo pode ser usado para campanhas em universidades, empresas, igrejas, serviços de saúde e associações na capital e no interior do Estado. 
Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário