Piloto suíço Bertrand Piccard poderá ter apenas breves momentos de sono.
Volta ao mundo promove o uso de energias renováveis.
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Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, decola do aeroporto Kalaeloa, no Havaí, em imagem de arquivo de 21 de abril (Foto: AFP Photo/Eugene Tanner) |
O avião Solar Impulse 2 iniciou nesta segunda-feira (20) em Nova York uma perigosa travessia transatlântica de quatro dias como parte de sua volta ao mundo para promover as energias renováveis. A aeronave é alimentada exclusivamente com a energia solar.
O piloto suíço Bertrand Piccard poderá ter apenas breves momentos de sono durante as 90 horas da viagem, que deve terminar no aeroporto espanhol de Sevilha.
![](https://4.bp.blogspot.com/-ozQdFkOxXxA/V2gQ8zbW6WI/AAAAAAAAlMU/WUS02xyYE8gWkHhN-0c3zKZKRLI3SpG7gCLcB/s640/image-doc-c50c1.jpg)
"Estou aqui sozinho durante quatro dias sobre o Atlântico, sem uma gota de gasolina", escreveu o piloto no Twitter, antes de decolar do aeroporto John Fitzgerald Kennedy àss 2H30 locais (3H30 de Brasília).
Piccard, 58 anos, se alterna com o compatriota André Borschberg, 63, no comando do Solar Impulse, um avião de quatro hélices movidas pela energia fornecida por suas 17 mil células fotovoltaicas instaladas nas asas.
Com o peso de um carro e uma envergadura de 72 metros, o avião voa a uma velocidade que geralmente não passa de 50 km/h, mas que pode dobrar com uma exposição direta ao sol.
Depois de pousar na Europa, o Solar Impulse 2 voltará a seu ponto de partida, Abu Dhabi, de onde decolou em 9 de março de 2015, para completar uma viagem de 35 mil quilômetros.
Em sua etapa mais longa, o Solar Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya (Japão) até a ilha americana do Havaí.
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