Compartilhamento:

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dilma aproveita inauguração para defender Mais Médicos

Maria da Guia Dantas - repórter

A presidenta Dilma Rousseff (PT) defendeu ontem, durante visita ao Rio Grande do Norte, o programa “Mais Médicos” e a humanização da medicina no Brasil. Ela anunciou para o Estado o envio de 30 profissionais, com expectativa para a vinda de outros 273, conforme solicitação formal dos municípios potiguares. “As pessoas se queixam de ter atendimento demorado porque [onde vivem] não tem médico”, destacou Dilma. Sobre o trato do profissional com os pacientes, comentou: “uma pessoa me disse que seu médico não a toca. Mas tem que fazer tudo”. Dilma Rousseff chegou na base aérea do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, por volta das 11h. Após uma entrevista a duas rádios da capital seguiu de helicóptero até Ceará-Mirim, onde chegou com uma hora e quarenta minutos de atraso. No auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), de Ceará-Mirim, um ginásio lotado de estudantes e  aguardava a presidenta. Eles receberam os certificados de conclusão de curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao mesmo tempo em que entregou simbolicamente os diplomas, Dilma Rousseff inaugurou os campi do Instituto Tecnológico de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi. Ao discursar, a presidenta disse que o governo federal vai investir R$ 14 bilhões até o final de 2014 para capacitar 8 milhões de alunos. Dilma voltou a comemorar a aprovação do uso dos royalties do petróleo para a educação. Segundo ela, no caso do Pronatec, o recurso adicional vai contribuir para melhorar o programa e torná-lo permanente. Ela destacou ainda  a necessidade de se valorizar o professor, oferecendo melhor formação e capacitação.

O reitor do IFRN, Belchior Rocha, lembrou que desde 2003 os institutos federais aumentaram de dois para 19 no Rio Grande do Norte. E que atualmente são mais de 23 mil alunos, com expectativa para novas sete mil vagas. O IFRN é, junto com outras instituições de ensino, fomentadora dos cursos do Pronatec. “Queremos recebê-los nos nossos cursos técnicos e profissionalizantes”, disse o reitor, aos estudantes.

Embora a visita de Dilma Rousseff tenha como alvo principal a inauguração dos IFRN’s, os protagonistas da solenidade foram os alunos do Pronatec que aguardavam o recebimento dos certificados. A presidenta se disse comovida com o discurso de Marco Antônio Rodrigues, “pronatequiano”, do núcleo do IFRN. Rodrigues lembrou que o horizonte de um aprendiz é amplo e promissor. E que a Educação é a salvação para muitos. “Esse ato se enche de significados porque esse é o caminho que vocês construíram e que pode levá-los a vários lugares. Vocês adquiriram o conhecimento que não tinham”, reforçou a presidenta.

Ela citou nominalmente os 19 municípios cujos estudantes foram contemplados com os cursos do Pronatec. Dilma parecia bem humorada, a exceção dos momentos de vaias a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (ver retranca). No discurso, a presidente quis ainda se familiarizar com os potiguares. Citou Paulo Freire, e o método de ensino aplicado pioneiramente no município de Angicos e ressaltou a importância de homenagear os mártires de Cunhaú e Uruaçu, dizimados por resistirem à invasão holandesa no município de São Gonçalo do Amarante. Ela elogiou ainda o litoral potiguar e disse que espera passar férias em São Miguel do Gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário