Compartilhamento:

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fotografia em transição Publicação

A fotografia autoral produzida no Rio Grande do Norte lança foco sobre temas distintos – mas complementares – e ganha a galeria de arte da Fundação Capitania das Artes a partir desta quarta-feira. Embasada em quatro conceitos: indivíduo, costumes, rural e urbanidade, a exposição “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo” apresenta a visão particular de 18 fotógrafos que atuam em solo papa-jerimum sobre a dicotomia e a intersecção que existe entre os temas propostos. O conjunto de imagens integrou a mostra coletiva do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro – Foto|Rio 2013, que permaneceu em cartaz na capital carioca até o mês de julho.
Alex RégisO universo rural do fotojornalista Alex Régis integra a exposição aberta hoje na FuncarteO universo rural do fotojornalista Alex Régis integra a exposição aberta hoje na Funcarte

Aberta para visitação na Funcarte até o próximo dia 28, a exposição reúne instantâneos clicados por Henrique José, Jean Lopes, Ricardo Junqueira e Zé Frota, os quatro nomes homenageados; mais imagens registradas por Alex Gurgel, Alex Régis, Ana Silva, Carla Belke, Elisa Elsie, Helena Maziviero, Mariana do Vale, Pablo Pinheiro, Paula Geórgia Fernandes, Rodrigo Menezes, Rodrigo Sena, Sarah Fernandes Ribeiro, Sônia Figueiredo e Tássio Ribeiro. “Buscamos evidenciar a transitoriedade tanto no fazer como no pensar da fotografia do RN”, pontuou a fotógrafa Sônia Figueiredo, que ao lado de Pablo Pinheiro, foi responsável pela vinda da mostra coletiva para Natal.

A ação faz parte de um projeto maior, intitulado Foto|RN, espécie de fórum aberto que aglutina entidades, grupos, coletivos, fotógrafos profissionais e amadores, voltado para o fortalecimento da fotografia autoral e artística dentro do segmento das artes visuais. As atividades vem ganhando força desde o ano passado, com a crescente articulação e a realização de eventos para se pensar a foto enquanto obra de arte e linguagem estética, debates, palestras, vivências e intercâmbios. Vale registrar que atualmente todos os representantes do RN na câmara setorial das artes visuais do Ministério da Cultura são fotógrafos.

Serviço: Exposição “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo”, a partir desta quarta-feira (2) na galeria da Fundação Capitania das Artes. A abertura acontece hoje, às 19h, e a visitação fica aberta até o próximo dia 28 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário