Compartilhamento:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Após passar por duas cirurgias, esquiadora Lais Souza segue em estado crítico


Especialistas que acompanham a atleta afirmam que ela corre risco de morte enquanto não puder respirar sozinha.

Portal EBC, 
LAIS-INT-P
A ex-ginasta e esquiadora brasileira Lais Souza foi submetida a mais duas cirurgias na tarde desta quinta-feira, no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A atleta brasileira passou por uma traqueostomia, intervenção no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe para auxiliar na respiração por meio de aparelhos, e também por uma gastrostomia, que consiste na colocação de um tubo que permita levar a alimentação diretamente ao estômago. Os dois procedimentos foram feitos para evitar possíveis infecções.

Segundo a equipe médica, Lais segue consciente, mas só consegue se comunicar por meio do movimento dos olhos. Ela segue em estado crítico e depende totalmente de aparelhos para manter seu pulmão funcionando. Os especialistas que acompanham a atleta afirmam que ela corre risco de morte enquanto não puder respirar sozinha, e a retirada dos aparelhos depende de sua recuperação. A possibilidade da atleta ter que respirar artificialmente pelo resto da vida existe.

O trauma severo que a esquiadora sofreu provocou um deslocamento completo da terceira vértebra da coluna – que atua no controle de respiração – e que só foi realinhada com cirurgia. Ela segue sob os cuidados da neurologista Holly Ledyard, o neurocirurgião Andrew Dailey e o especialista Antônio Marttos Júnior, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

*Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário