Compartilhamento:

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O lado pop rock do México

Tádzio França
Repórter

Julieta Venegas nasceu nos Estados Unidos, mas foi criada no México. Acabou por se tornar um dos nomes mais badalados da nova música rock/pop latina, e fará uma geral de sua carreira no show que apresentará nesta quarta-feira, às 21h, no Teatro Riachuelo. Será a primeira vez da cantora em Natal, após uma elogiada turnê brasileira realizada no ano passado. Com mais de 6,5 milhões de cópias vendidas no mundo, a artista cantará músicas dos álbuns “Bueninvento”, “Sí, Limón y Sal”, “Otra Cosa” e “Los Momentos”. Um “the best of” para  iniciantes e iniciados em sua obra.
DivulgaçãoEm sua primeira vez em Natal Julieta Venegas mostra nova geração da música latina em show inéditoEm sua primeira vez em Natal Julieta Venegas mostra nova geração da música latina em show inédito

A cantora e compositora estuda música desde os oito anos de idade, mas só começou a experimentar o alcance pop a partir de 1996, quando lançou o primeiro disco, produzido pelo premiado Gustavo Santaolalla. A artista escreveu ainda o tema do filme “Amores Perros”, de Alejandro Iñárritu, ganhador do prêmio de Melhor Longa-Metragem da Semana de Crítica em Cannes, na França. 

Em 2005, Julieta foi indicada para o Grammy Latino de melhor álbum de rock latino e ganhou o prêmio ‘Revelação’ da Academia de Música da Espanha. Compositora versátil, já escreveu também música para o teatro e o cinema. Seus primeiros sucessos vieram em 2003, em músicas como “Andar conmigo” e “Algo está cambiando”, do álbum “Sí”, seu trabalho mais elogiado até hoje. “Los momentos”, lançado no ano passado, aponta para um caminho mais eletrônico – mas conservando as melodias e as letras habituais da cantora. (Colaborou: Dionisio Outeda)

Sente que o Brasil em geral ainda possui um certo preconceito com o pop e o rock cantando em espanhol?  
Julieta Venegas: Não acredito que exista preconceito. O Brasil é um país continental e multicultural com públicos diferentes de norte a sul. É muito difícil entrar no mercado brasileiro. O preconceito, se existir, talvez seja dos meios de comunicação, não das pessoas. 

O que se escuta do Brasil no México, em termos de música?
Não chega muita música brasileira ao México.  

“Los Momentos” carrega no pop eletrônico. Considera uma nova fase de sua carreira?
Cada disco retrata um momento da minha vida. Não saberia dizer se é uma nova fase ou se simplesmente ficou assim. 

Já cobraram da sua música uma sonoridade mais “folclórica”, mais mexicana? Isso te incomoda? 
Depende do que você considerar como música mexicana. 

A música pop, no geral, é dominada pela língua inglesa. É mais difícil achar espaço cantando em espanhol? 
Já foi mais difícil. Hoje, graças à internet as pessoas tem mais acesso ao trabalho de artistas relegados pelos meios e a indústria. Isso nos permite mostrar nossa trabalho e fazer shows, como está acontecendo com a gente no Brasil. Jamais imaginai que faria um show em Natal. 

Você já participou de projetos musicais ao lado da brasileira  Marisa Monte. Há outro artista brasileiro que você compartilha ou pense em criar parcerias?
Gostaria de fazer coisas com todos os artistas que me despertam curiosidade. Gosto muito do trabalho de Rodrigo Amarante, por exemplo. Também de Lenine, Fernanda Takai e Maria Gadu. 

Como será o formato do show em Natal, será com banda completa ou mais intimista?
Vou com minha banda completa. Será um show maravilhoso. Estou muito ansiosas para tocar pela primeira vez em Natal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário