Esquema foi desenvolvido Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
Uma simulação desenvolvida pelo Governo brasileiro para tentar barrar um eventual caso suspeito de Ebola em viajante internacional será realizada nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro.
O local escolhido pelas autoridades brasileira foi o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. A simulação será concluída no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A ação será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e conta com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Fiocruz; Corpo de Bombeiros; Tam Linhas Aéreas e Concessionária RIO Galeão.
Conforme informações do Ministério da Saúde, a ação tem como objetivo exercitar os órgãos envolvidos sobre as medidas previstas nos planos de preparação, em uma situação que simula um caso real. Embora seja considerada baixa a possibilidade de um viajante infectado por Ebola chegar ao Brasil, serão colocados em teste os procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde.
A simulação contempla todos os passos de uma comunicação do caso suspeito feito pela aeronave ao aeroporto internacional, o transporte do paciente e o atendimento no hospital de referência.
Como será realizado em um espaço de segurança restrita e, para garantir a sua qualidade, o exercício de simulação não será aberto ao público e aos veículos de comunicação. A atividade não alterará o funcionamento normal do aeroporto. Outros exercícios semelhantes deverão realizados no futuro, em distintos locais. O Ministério da Saúde reafirma que não há caso suspeito ou confirmado de Ebola no Brasil.
Fonte: JH via Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário