Compartilhamento:

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Confira a ornamentação Natalina de Tangará.

O Blog esteve recentemente mostrando a ornamentação Natalina da cidades vizinhas de Serra Caiada e São José do Campestre, é claro que eu não poderia deixar de mostrar a ornamentação natalina da querida cidade de Tangará, que na minha opinião foi um das piores ornamentações dos últimos tempos que já fizeram na cidade, andei por toda cidade procurando algo que chamasse realmente a atenção pela beleza das luzes, o colorido dos arranjos, mais o que vi foi postes com enfeites sem acender, um presépio sem muito o que mostrar, enfim espero que para o ano a cidade tenha uma ornamentação a altura dos cidadãos tangaraenses que vem sofrendo bastante com o descaso do poder público municipal. Confira as fotos, pois o Natal mesmo sem grandes enfeites não perde o valor de celebrar o nascimento do menino Jesus, que Deus nos ilumine hoje e sempre.

Na praça em frente ao hospital e maternidade Santa Teresinha está montado em alguns postes árvores, sem enfeites e até sem acender, mostrando que o Natal em Tangará está também em estado de escuridão natalina infelizmente.


Na saída da cidade de Tangará para Santa Cruz a prefeitura montou uma estrutura de ferro, aonde mais uma vez nada chamou a atenção. 

O presépio está montado em frente a praça matriz da cidade mais ai foi que a situação ficou feia, com animais muito mal acabados, não sei como tiveram coragem de montar uma estrutura dessas. Os animais que fazem parte do presépio está sem olhos e sem rabo.





E para terminarmos essa postagem vamos mostrar um pouco dos símbolos e dos seus significados. 



O Presépio




Introduzido por São Francisco de Assis no século XIII, consiste na representação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu. O Presépio nos lembra o nascimento do Menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.


Árvore de Natal
Simboliza o reino de Deus: ”Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”. Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o símbolo da vida da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.

Pão Celeste
Uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, cuja cor e forma podem variar. Feita e abençoada especialmente para este fim. É usado na hora da Ceia , na Vigília do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia entre os presentes. A seguir desejam a paz e boas festas mutuamente uns aos outros, dividindo a sua parte da hóstia com todos; enquanto isto, cada qual come a parte que recebe dos outros. Este rito tão simples relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.

Ceia
É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.

Sinos
Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.

Anjos
Mensageiros de Deus na história da salvação. São sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.

Estrelas
Os magos vindos do Oriente à procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela de 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra :Norte, Sul, Leste,  Oeste, de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus. Todo cristão é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...

Velas
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: ”Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n’Ele, na sua luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, a luz do mundo.

Bolas Coloridas
As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.

Cartões de Natal
Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois se originam da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um “FELIZ NATAL” de todo coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.

Balas e Bombons

Simboliza a doçura das palavras divinas, a doçura de participar de sua Igreja, vivendo sua Palavra: Jesus Cristo.

Presentes de Natal
Figura o presente máximo, o dom de Deus, que é Seu Filho, e que nos foi dado como Irmão Primogênito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário