Compartilhamento:

terça-feira, 31 de março de 2015

Pão terá reajuste de 10% a 20% no RN, diz Sindicato da Panificação

Aumento deve chegar ao consumidor final em abril.
Reajuste se deve a alta do dólar, segundo economista.

Pão francês terá aumento de até 20% nas padarias
                  do RN (Foto: Reprodução/EPTV)

O pão francês deve ficar de 10% a 20% mais caro no Rio Grande do Norte no próximo mês. Um dos motivos do reajuste é o preço da farinha de trigo. Metade da farinha usada no Brasil vem do exterior e o dolár está em alta.

Nas padarias de Natal, o preço do pão francês varia entre R$ 8 e R$ 12 o quilo. Nem todos os estabelecimentos devem repassar logo o aumento ao consumidor, depende de fatores como o tamanho da empresa, por exemplo. Comércios menores não conseguem segurar o preço por muito tempo sem ter prejuízo. "Se a farinha continuar subindo da forma que está, ninguém sabe se todo mundo vai conseguir segurar ou se, infelizmente, terá que repassar o preço", disse Tennyson Brito, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal (Sindepan).

Além do pão francês, os preços de itens como biscoitos, bolos e tortas também devem ser afetados pela alta do dólar. Para equilibrar o orçamento, o consumidor, que costumava tomar café na padaria, resolveu mudar de hábito e levar os pães para casa, na tentativa de economizar. "Tem que pesquisar preço, orçamento apertado, ver o preço mais em conta", disse o eletricitário Jarbas Soares.

Um bom jeito de economizar é a diminuição no consumo de produtos importados. O economista Zivanilson Silva lembra que o pão é um produto que não dura muitos dias, diminuir a quantidade pode ajudar no fim das contas. "Comprava dez pãezinhos, agora deixa pra comprar cinco pães e dividir isso por dia, até porque há desperdício. Racionalizar, essa é a terminologia para o uso do pão", concluiu.
G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário